Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

20 anos: como o Equador virou o maior 'freguês' sul-americano da seleção

Galvão Bueno costumava dizer que, quando o Brasil estava em crise, o ideal era enfrentar o Chile. No entanto, o grande freguês da única seleção pentacampeã mundial no futebol sul-americano é outro.

Nenhuma das equipes filiadas à Conmebol está há mais tempo sem derrotar o escrete canarinho que o Equador, adversário de hoje dos comandados de Dorival Jr., em Curitiba, pela sétima rodada das eliminatórias da Copa-2026.

Apesar de terem se classificado para quatro dos últimos seis mundiais e de serem uma força ascendente no cenário continental, os equatorianos estão há 20 anos sem conseguir sequer uma vitória sobre o Brasil.

É freguês que fala

Desde que derrotou por 1 a 0 os então campeões mundiais, no dia 16 de novembro de 2004, pelas eliminatórias da Copa da Alemanha-2006, o Equador enfrentou a seleção canarinho em mais 12 oportunidades.

O Brasil saiu vitorioso de oito desses confrontos, e houve quatro empates -inclusive, os dois mais recentes (um pela Copa América, em 2021, e outro no qualificatório para o Mundial do Qatar, no ano seguinte).

Jogando em casa (como será nesta noite, já que a partida será disputada no Couto Pereira, em Curitiba), a seleção nunca perdeu para os equatorianos. Os dois únicos triunfos do país de Enner Valencia foram obtidos com ajuda da altitude de Quito (2.850 metros acima do nível do mar).

Estreia nas eliminatórias

Após a eliminação para o Uruguai nas quartas de final da Copa América, a seleção volta a campo para enfrentar o Equador. Já na próxima terça, o desafio é contra o Paraguai, em Assunção.

Continua após a publicidade

A rodada dupla das eliminatórias sul-americanas é o primeiro compromisso da equipe canarinho no qualificatório sob comando de Dorival, que foi contratado no início do ano pela CBF.

O treinador tem a missão de tirar o Brasil de uma situação um tanto quanto incômoda. Com um terço do torneio já disputado, a seleção tem só sete pontos e ocupa a sexta colocação, justamente a última que dá vaga direta para o Mundial.

O time canarinho já está oito pontos atrás da Argentina, que lidera o torneio classificatório. Uruguai, Colômbia, Venezuela e Equador também aparecem à frente de Vinícius Jr., Rodrygo, Endrick e cia.

Quando foi a última derrota do Brasil?

Argentina: 22/11/2023 (0 jogo invicto)
Colômbia: 17/11/2023 (1 jogo invicto)
Uruguai: 18/10/2023 (1 jogo invicto)
Peru: 11/09/2019 (5 jogos invicto)
Chile: 09/10/2015 (4 jogos invicto)
Bolívia: 11/10/2009 (7 jogos invicto)
Paraguai: 15/06/2008 (10 jogos invicto)
Venezuela: 07/06/2008 (11 jogos invicto)
Equador: 17/11/2004 (12 jogos invicto)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.