Por sonho Guardiola, Inglaterra repete Brasil e apela para técnico interino
Em busca do sonho de voltar a ser campeão mundial, um dos países mais poderosos do cenário futebolístico resolve entregar sua seleção nas mãos de um treinador interino na expectativa de, no futuro técnico, conseguir contratar um renomado técnico que faça a diferença.
A história protagonizada em 2023 pelo Brasil, que sonhou com Carlo Ancelotti e acabou ficando com Dorival Júnior depois de um dos anos mais tenebrosos da sua história, agora está sendo vivida pela Inglaterra.
Vice-campeões das duas últimas edições da Eurocopa e sem conquistarem nenhum título desde 1966, os inventores do futebol iniciam hoje a gestão Lee Carsley, contra a Irlanda, pela Liga das Nações da Uefa, na expectativa de que ele logo seja substituído por ninguém menos que Pep Guardiola.
O sonho Guardiola
Vencedor de seis das últimas sete temporadas da Premier League, o catalão só tem mais um ano de contrato com o City e não tem falado abertamente sobre a possibilidade de renovação.
A expectativa da FA (Federação Inglesa de Futebol) é que Guardiola decida descansar um pouco da rotina de clubes depois desse trabalho e aceite assumir o English Team a partir do segundo semestre de 2025.
Pep já afirmou mais de uma vez que pretende ter a experiência de dirigir uma seleção antes de encerrar sua trajetória no banco de reservas. No passado, ele chegou a ser apontado como candidato a treinar o Brasil.
Outras possibilidades
Mas ciente do que aconteceu com a seleção brasileira, a Inglaterra também já tem seus candidatos a "Dorival".
Caso não consiga contratar Guardiola e nem decida efetivar Carsley, a FA já tem uma lista de possíveis profissionais para dirigir Harry Kane, Jude Bellingham e Phil Foden no próximo Mundial.
Os principais candidatos ingleses ao cargo são Eddie Howe (Newcastle) e Graham Potter (ex-Chelsea). Entre os estrangeiros, destaca-se principalmente o nome do argentino Mauricio Pochettino, que já dirigiu Tottenham, Chelsea e Paris Saint-Germain.
Eliminatórias só começam em março
A Europa é o único continente que ainda não deu largada no seu processo de qualificação para a Copa do Mundo-2026.
A rodada de abertura das eliminatórias da Uefa está marcada para a primeira Data Fifa de 2025, que será disputada em março. Como o sorteio das chaves também não foi realizado, a Inglaterra nem sabe quem serão seus adversários por vaga no Mundial.
Enquanto não iniciam a corrida pela classificação para o torneio mais importante do calendário quadrienal do futebol, as seleções europeias participam da Liga das Nações. Os ingleses estão na segunda divisão da competição europeia e caíram na mesma chave de Irlanda, Finlândia e Grécia.
Deixe seu comentário