Quem é o ex-presidiário que herdou lugar de Mbappé como craque do Francês?
O principal destaque individual deste começo de temporada no Campeonato Francês é um ex-presidiário.
Artilheiro da Ligue 1, com cinco gols após a disputa das três primeiras rodadas da competição, o atacante inglês Mason Greenwood, do Olympique de Marselha, foi preso duas vezes em 2022 por tentativa de estupro, agressões e lesão corporal contra sua namorada, a modelo Harriet Robson.
Posteriormente, o caso foi arquivado pela Justiça do Reino Unido a pedido da denunciante, que retirou a queixa e retomou o relacionamento com o jogador. Eles estão juntos até hoje e têm uma filha de um ano.
Quem é Greenwood?
Formado nas categorias de base do Manchester United, o atacante estreou como profissional pouco depois de completar 17 anos e era tratado como um dos principais nomes da jovem "geração de ouro" da Inglaterra.
Classificação e jogos
Na temporada 2021/22, quando viu sua carreira ser interrompida, aos 20 anos, Greenwood já era o titular do lado direito do ataque dos Red Devils e vivia a perspectiva de ser convocado para a seleção adulta.
O agora destaque do futebol francês foi preso em janeiro de 2022 depois de sua namorada publicar fotos com o rosto todo ensanguentado e acusar o companheiro de agressão física e tentativa de estupro.
O atacante ficou pouco tempo detido e passou a maior parte do processo em liberdade condicional -voltou a ser preso em outubro, por violar as regras e tentar se aproximar de Robson. Um ano depois da abertura do processo, a promotoria responsável pelo caso decidiu abandonar a acusação alegando que "testemunhas importantes retiraram a cooperação à investigação".
Reconstrução da carreira
Apesar de o caso ter sido arquivado, Greenwood não retornou ao United. O clube inglês decidiu fazer uma investigação paralela do caso e, após pressão especialmente da parcela feminina da sua torcida, optou por manter o jogador fora do seu elenco principal.
A solução encontrada pelos ingleses foi um empréstimo ao Getafe para que o atacante disputasse o Campeonato Espanhol e pudesse reconstruir a carreira.
Na La Liga, Greenwood enfrentou algumas vaias nos primeiros jogos e chegou a ser chamado em campo de "estuprador" por Jude Bellingham durante uma partida contra o Real Madrid. Mas os dez gols e seis assistências anotados pela modesta equipe acabaram falando mais alto.
É verdade que, mesmo com esse bom desempenho, o United não quis o atacante de volta. Mas o clube conseguiu faturar 26 milhões de euros (R$ 161,9 milhões) na última janela de transferências com a venda da sua cria para o Olympique de Marselha.
O cara da França
Neste início de temporada na França, Greenwood é quem tem ocupado a vaga deixada pela saída de Kylian Mbappé para o Real Madrid: a de principal jogador em atividade no país.
O camisa 10 do OM marcou dois gols na estreia contra o Brest (5 a 1), meteu mais uma bola na rede no empate por 1 a 1 com o Reims e voltou a comemorar duas vezes frente ao Toulouse (3 a 1).
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberGraças aos gols de Greenwood, o Marselha continua invicto na Ligue 1, já soma sete pontos e só está atrás do Paris Saint-Germain (nove) na classificação. Neste fim de semana, a equipe do ex-presidiário enfrenta o Nice, do veterano zagueiro brasileiro Dante, em casa, para tentar assumir a liderança.
Deixe seu comentário