Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Favorito à Bola de Ouro, Vini vira só 7º melhor do Real na nova temporada

"Procura-se Vinícius." Foi com essa manchete que o jornal espanhol "As" definiu na última quinta-feira o início de temporada nada positivo do astro brasileiro do Real Madrid.

Depois de conduzir o clube merengue ao título da Liga dos Campeões da Europa e se transformar no homem a ser batido nos prêmios de grande nome do futebol mundial que serão entregues nos próximos meses, o camisa 7 virou apenas o sétimo melhor jogador do seu time em 2024/25.

De acordo com o "Sofascore", plataforma de inteligência artificial que transforma as estatísticas do que acontece em campo em notas que avaliam o desempenho de cada atleta, as atuações de Vini Jr. neste mês inicial de temporada valem apenas um 7,35.

A média é exatamente a mesma do zagueiro alemão Antonio Rüdiger. Outros seis jogadores do Real receberam avaliações superiores à do brasileiro: Federico Valverde, Jude Bellingham, Rodrygo, Kylian Mabppé, Aurélien Tchouaméni e Éder Militão.

Vini x Vini

Na comparação com a temporada passada, a queda de desempenho de Vini é bem considerável. Na última Champions, torneio em que viveu seus melhores momentos e alavancou seu nome como forte candidato à Bola de Ouro e ao The Best, o craque teve média 7,66.

Em cinco jogos disputados com a camisa do Real em 2024/25, o brasileiro só conseguiu marcar um gol até o momento... e ele foi de pênalti (empate por 1 a 1 com o Las Palmas, na terceira rodada do Campeonato Espanhol).

Vini ainda participou ativamente de mais três jogadas de gol dando assistências para seus companheiros balançarem as redes (contra Atalanta, Mallorca e Betis). Mesmo assim, a sensação no Santiago Bernabéu é que ele está devendo.

E a pressa por uma evolução no futebol do astro é grande porque a nova edição da Champions já está batendo à porta. Os madrilenhos começam a defender o título continental na terça-feira, contra o Stuttgart, em casa. Antes, visitam hoje a Real Sociedad, pela La Liga.

Continua após a publicidade

Mal também na seleção

Se as coisas já não andam muito bem para o atacante quando ele veste o branco do Real Madrid, elas pioram consideravelmente com a camisa canarinho da seleção brasileira.

Tradicionalmente questionado por não conseguir render bem quando defende seu país, Vini virou o símbolo de uma equipe que tem sofrido para se manter dentro da zona de classificação para a Copa do Mundo-2026.

O candidato a melhor jogador do mundo só marcou em uma das 12 últimas partidas que disputou pela seleção, contra o Paraguai, na Copa América. Seu jejum de gols pelo time pentacampeão mundial já superou a barreira dos 300 minutos.

Melhores jogadores do Real em 2024/25

1 - Federico Valverde (URU): 7,93
2 - Jude Bellingham (ING): 7,60
Rodrygo (BRA): 7,60
4 - Kylian Mbappé (FRA): 7,48
5 - Aurélien Tchouaméni (FRA): 7,45
6 - Éder Militão (BRA): 7,40
7 - Antonio Rüdiger (ALE): 7,35
Vinícius Júnior (BRA): 7,35
9 - Arda Güler (TUR): 7,27
10 - Thibaut Courtois (BEL): 7,18

Fonte: Sofascore

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.