Série B: 7 brasileiros famosos que disputam alguma 2ª divisão no exterior
Atuar fora do Brasil é um sonho para praticamente todo jogador que desponta no nosso futebol. O pacote completo inclui defender uma das grandes equipes do planeta, dividir o gramado com estrelas do porte de Vinícius Júnior, Kylian Mbappé e Erling Haaland e disputar competições como a Liga dos Campeões da Europa.
Mas esse caminho é para poucos, é a realidade de apenas uma pequena parcela dos representantes do país pentacampeão mundial que se aventuram fora das nossas fronteiras.
Até mesmo alguns jogadores conhecidos do grande público acabam tendo uma trajetória diferente: vão para nações bem menos relevantes no cenário internacional ou acabam disputando divisões inferiores dos campeonatos nacionais mais consagrados.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete brasileiros conhecidos que vivem a segunda situação. Na atual temporada, eles estão bem longe do glamour da Champions e ralando em alguma "Série B" do exterior.
REINIER
Meia-atacante, 22 anos, Granada (ESP)
De empréstimo em empréstimo, o meia-atacante tem descido a escadinha do futebol europeu desde que o Real Madrid resolveu apostar na sua contratação. Primeiro, Reinier jogou em um time forte da Alemanha (Borussia Dortmund), depois encarou o meio da tabela da Espanha (Girona) e, por fim, acabou rebaixado na Itália (Frosinone). Agora, disputa pela primeira vez a segunda divisão de uma liga nacional (a espanhola, pelo Granada) com a missão de, pela primeira vez em sua carreira internacional, dar certo em algum lugar.
WESLEY MORAES
Atacante, 27 anos, Fatih Karagümrük (TUR)
Cinco anos atrás, Wesley jogava por um clube tradicional da Premier League inglesa (Aston Villa) e chegou até a defender a seleção. No entanto, uma grave lesão de joelho alterou completamente os rumos da sua carreira. O centroavante ficou mais de um ano sem jogar e, quando se recuperou completamente da cirurgia, já não era mais o mesmo. Depois de decepções no Brasil (Internacional), na Inglaterra (Stoke City) e na Espanha (Levante), o camisa 9 tenta agora dar a volta por cima na Turquia. E, nas quatro primeiras rodadas da segundona de lá, já marcou duas vezes pelo Karagümrük.
LÉO BAPTISTÃO
Atacante, 32 anos, Almería (ESP)
O amigo de Neymar passou a maior parte da carreira na Espanha. Com exceção de dois anos e meio na China (Wuhan Zall) e uma temporada no Santos, Léo Baptistão construiu toda sua trajetória no futebol nos gramados do país vencedor da Eurocopa-2024. Apesar dos seis gols marcados na temporada passada, o brasileiro não conseguiu evitar o rebaixamento do Almería para a Liga Adelante. Como ainda tinha mais dois anos de contrato com o clube, Baptistão por lá ficou e agora vai lutar para fazer dentro de campo o caminho de volta à elite.
VINI SOUZA
Volante, 25 anos, Sheffield United (ING)
Quando atuava no Espanyol, o volante revelado pelo Flamengo chegou a ser o maior ladrão de bolas da La Liga. A facilidade em desarmar os adversários levou Vini Souza para a Premier League. Mas, para azar do brasileiro (sim, azar, já que seu desempenho pessoal foi bastante satisfatório), essa experiência durou somente uma temporada. O Sheffield United não conseguiu se sustentar na primeira divisão da Inglaterra, e agora "Vinição", como era conhecido nos tempos de Gávea, está tendo que remar novamente para voltar a jogar com os figurões.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberVALDÍVIA
Meia-atacante, 29 anos, Jeonnam Dragons (CDS)
Não é de hoje que a carreira do antigo jogador da seleção sub-23 do Brasil está em baixa. Valdívia viveu grande momentos lá nos seus primeiros anos como profissional, no Internacional, e chegou a ser tratado como um dos mais criativos meias em atividade no país. Mas essa promessa não se transformou em realidade. No ano passado, depois de passagens por Avaí e Cuiabá, Valdívia resolveu se aventurar no futebol sul-coreano. Na primeira temporada com o Jeonnam Dragons, foi o vice-artilheiro da K-League 2. Agora, no segundo ano, tem mantido o bom desempenho e já soma nove gols e cinco assistências.
PEDRO BICALHO
Volante, 23 anos, Alverca (POR)
Capitão do primeiro time do Palmeiras a ganhar a Copa São Paulo de juniores (aquele que tinha Endrick como protagonista), o volante não foi incorporado ao elenco comandado por Abel Ferreira. Em vez disso, foi emprestado a Portugal para ganhar experiência internacional antes de uma possível inclusão no time principal. E o destino de Bicalho nem foi dos clubes mais poderosos da terra de Cristiano Ronaldo. Na temporada passada, a cria alviverde ajudou o Alverca a subir para a segunda divisão lusa. E agora tem sido titular do time que pretende pelo menos se manter na "Série B".
KAIKY
Zagueiro, 20 anos, Almería (ESP)
Tratado como um zagueiro fora de série quando estava nas categorias de base do Santos, Kaiky chegou a ter a prioridade de transferência para a Europa adquirida pelo Barcelona. Só que, quando o defensor resolveu se mandar para o Velho Continente, os catalães resolveram não cobrir a proposta feita pelo Almería e permitiram que ele fosse para uma equipe de menor escalão. Resultado: mesmo depois de duas temporadas de muitos elogios no futebol espanhol (e mais alguns rumores de que poderia ser contratado pelo Barça), o brasileiro está tendo que disputar um campeonato de segunda divisão.
Deixe seu comentário