Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasil coloca 'só' 42 jogadores na Champions, sua 2ª pior marca do século

Apesar do aumento no número de clubes participantes, a nova temporada da Liga dos Campeões da Europa será a segunda com menor participação de jogadores brasileiros neste século.

O torneio interclubes mais importante do planeta dá seu pontapé inicial nesta terça-feira com a presença de 42 atletas identificados pela Uefa como representantes do futebol pentacampeão mundial. Quem já defendeu outras seleções, como os italianos Jorginho e Rafael Tolói não entram nessa relação.

O número de inscritos é até um pouco maior que o da temporada passada (38). Mesmo assim, ainda é o segundo mais baixo desde a virada do século, ou seja, dos últimos 24 anos, e não reflete o crescimento no número de clubes que disputam a etapa principal.

Das 36 equipes que brigam pelo título da Champions (quatro a mais do que o permitido no regulamento anterior), nada menos que 13 não têm sequer um jogador brasileiro no seu elenco. E algumas delas vêm de nações tradicionalmente bem receptivas aos atletas do "país do futebol", como Espanha (Girona) e Itália (Bologna).

Só o Shakhtar salva

O Brasil só não bateu um recorde negativo de participação na competição da Uefa porque o Shakhtar Donetsk resolveu voltar a investir pesado no pé de obra pentacampeão mundial.

Apesar de a guerra da Rússia contra a Ucrânia ainda estar em andamento (e não ter nenhum indício que está chegando ao fim), o clube recuperou o posto de "mais brasileiro da Europa" e inscreveu sete compatriotas de Vinícius Júnior na competição.

Só que, ao contrário do que acontecia até alguns anos atrás, esses nomes não são tão conhecidos assim. O meia Marlon Gomes, revelado pelo Vasco, e o atacante Kevin, criado nas categorias de base do Palmeiras, são os mais famosos da lista.

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

Continua após a publicidade

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Quem são os brasileiros em ação na Champions?

SHAKHTAR DONETSK (7): Eguinaldo, Kevin, Marlon Gomes, Newerton, Pedrinho, Pedro Henrique, Vinícius Tobias
ARSENAL (4): Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e Neto
JUVENTUS (4): Arthur, Bremer, Danilo e Douglas Luiz
REAL MADRID (4): Éder Militão, Endrick, Rodrygo e Vinícius Júnior
LILLE (2): Alexsandro e Ismaily
MANCHESTER CITY (2): Ederson e Savinho
MONACO (2): Caio Henrique e Vanderson
PARIS SAINT-GERMAIN (2): Beraldo e Marquinhos
SPORTING (2): Kauã Oliveira e Matheus Reis
ASTON VILLA (1): Diego Carlos
ATALANTA (1): Éderson
ATLÉTICO DE MADRI (1): Samuel Lino
BARCELONA (1): Raphinha
BAYER LEVERKUSEN (1): Arthur
BENFICA (1): Arthur Cabral
BORUSSIA DORTMUND (1): Yan Couto
ESTRELA VERMELHA (1): Bruno Duarte
FEYENOORD (1): Igor Paixão
INTER DE MILÃO (1): Carlos Augusto
LIVERPOOL (1): Alisson
MILAN (1): Emerson Royal
PSV EINDHOVEN (1): Mauro Júnior

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes