Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como a Libertadores-2024 virou uma versão turbo do Campeonato Carioca

A reta final da Copa Libertadores da América-2024 está se transformando em uma versão turbo do Campeonato Carioca.

Dependendo do que acontecer nas quartas de final, que estão sendo disputadas nesta e na próxima semana, as semifinais do torneio interclubes mais importante do continente podem até ter três clubes do Rio de Janeiro.

E, curiosamente, todos eles abrem seus confrontos de quartas na Cidade Maravilhosa. O Maracanã recebe hoje o Fluminense (contra Atlético-MG) e amanhã o Flamengo (versus o Peñarol). Já o Nilton Santos será palco do jogo do Botafogo (frente ao São Paulo), nesta quarta-feira.

Rio, capital do futebol

Esta já é a primeira vez em toda a história da Libertadores que três times da mesma cidade chegam juntos às quartas.

Nem mesmo Buenos Aires, que até já protagonizou sozinha uma final da competição (Boca Juniors x River Plate, em 2008), conseguiu essa proeza.

A capital argentina só conseguiu emplacar um trio de representantes entre as oito melhores equipes da temporada sul-americana quando consideradas também as cidades que formam sua região metropolitana, como Banfield, Lanús e Avellaneda (Independiente e Racing).

Histórico na Libertadores

Com a hegemonia que está sendo construída nesta temporada, o futebol carioca sonha com seu sexto título de Libertadores.

Continua após a publicidade

O Flamengo já se sagrou campeão continental em três oportunidades (1981, 2019 e 2022), enquanto Fluminense (2023) e Vasco (1998) levantaram o troféu uma vez cada. Do quarteto de potências do Rio, somente o Botafogo ainda busca a primeira conquista.

No ranking de cidades mais vitoriosas da história da competição, o Rio divide a quinta colocação com Porto Alegre (três títulos do Grêmio e dois do Internacional). Está atrás de Buenos Aires (13 taças), Avellaneda (8), Montevidéu (8) e São Paulo (7).

Briga boa

Apesar da sequência de cinco títulos consecutivos (dois com o Palmeiras, mais dois com o Flamengo e um do Fluminense), o futebol brasileiro ainda continua atrás da Argentina no número de conquistas de Libertadores: 25 a 23.

E a terra de Lionel Messi tem neste ano uma oportunidade de ouro para interromper a recente hegemonia verde e amarela e aumentar um pouquinho mais sua folga como recordista. Afinal, a decisão desta edição está marcada para Buenos Aires e será jogada no dia 30 de novembro —o estádio ainda não foi anunciado.

Libertadores - quartas de final (ida)

Ontem - Colo-Colo 1 x 1 River Plate, em Santiago (CHI)
Hoje, às 19h - Fluminense x Atlético-MG, no Rio de Janeiro (RJ)
Hoje, às 21h30 - Botafogo x São Paulo, no Rio de Janeiro (RJ)
Amanhã, às 19h - Flamengo x Peñarol, no Rio de Janeiro (RJ)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes