Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Qual clube brasileiro mais revelou jogadores para esta edição da Champions?

Qual é a melhor forma de avaliar o trabalho das categorias de base de um clube: pelos títulos conquistados por suas equipes sub-15, sub-17 e sub-20, pelo número de jogadores aproveitados pelo time principal ou pelo sucesso que suas crias fazem ao longo da carreira?

Se o último critério é que o mais vale, é difícil encontrar uma maneira melhor de mensurar o desempenho de um sistema de formação de atletas do que olhar para aqueles que atingiram o topo da cadeia futebolística mundial, a Liga dos Campeões da Europa.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" mergulhou na origem dos brasileiros que estão na disputa da fase de liga da Champions, iniciada ontem, para responder: qual o time do futebol pentacampeão mundial mais revelou jogadores para a atual temporada do torneio interclubes mais importante do planeta?

A partir da ideia de que atleta revelado por um clube é aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou o time direto para o exterior, duas equipes brasileiras dividem o posto de maior produtora de pé de obra para o primeiro escalão da Europa: São Paulo e Desportivo Brasil.

Cotia e Porto Feliz

A presença do São Paulo no topo do ranking de times brasileiros que mais revelam para Champions não é uma novidade. Desde 2019/20, quando esse levantamento começou a ser feito, o Tricolor já ficou três vezes na primeira posição.

Nesta temporada, são quatro os jogadores "made in Cotia" disputando a Champions: o goleiro Ederson (Manchester City), os zagueiros Beraldo (Paris Saint-Germain) e Éder Militão (Real Madrid), além do meia-atacante Newerton (Shakhtar Donetsk).

Esse é exatamente o mesmo número de crias do Desportivo Brasil na competição número um da Europa. O projeto de Porto Feliz, cujo foco é mesmo o trabalho nas categorias de base (tanto que o time adulto disputa só a terceira divisão paulista), formou o zagueiro Diego Carlos (Aston Villa), o volante Éderson (Atalanta), o lateral Mauro Júnior (PSV Eindhoven) e o ponta Kevin (Shakhtar).

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

Continua após a publicidade

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal, agora chamada de fase de liga, jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Clubes que mais revelaram para Champions

1 - DESPORTIVO BRASIL: Diego Carlos, Éderson, Mauro Júnior e Kevin
SÃO PAULO: Beraldo, Éder Militão, Ederson e Newerton
3 - CORINTHIANS: Carlos Augusto, Marquinhos e Pedrinho
4 - AMÉRICA-MG: Arthur e Danilo
ATLÉTICO-MG: Bremer e Savinho
AVAÍ: Gabriel Magalhães e Raphinha
CORITIBA: Igor Paixão e Yan Couto
GRÊMIO: Arthur e Vanderson
INTER: Alisson e Vinícius Tobias
PALMEIRAS: Endrick e Gabriel Jesus
SANTOS: Caio Henrique e Rodrygo
VASCO: Douglas Luiz e Marlon Gomes

Siga o UOL Esporte no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes