Dia de Champions: Como 'falido' Barcelona já virou a sensação da temporada
O Barcelona está atolado em dívidas e já até se acostumou a passar um sufoco danado para arranjar espaço na sua folha salarial e assim poder inscrever cada novo reforço que desembarca no Camp Nou.
Mas, apesar das dificuldades financeiras que o impedem de montar aqueles esquadrões cheios de estrelas que eram comuns em sua história recente, os culés conseguiram se transformar em uma das sensações do futebol europeu neste começo de temporada.
A equipe catalã estreia hoje na Liga dos Campeões, contra o Monaco, fora de casa, não apenas ostentando a liderança do Campeonato Espanhol como também defendendo uma campanha perfeita em 2024/25.
Agora sob comando do alemão Hansi Flick, o Barça venceu todos os cinco jogos oficiais que disputou na temporada, algo que nem os poderosos Real Madrid e Manchester City conseguiram. E, tão impressionante quanto, já marcou 17 gols (média de 3,4 por partida).
Classificação e jogos
Dobrando a aposta
Sem dinheiro para contratar as peças que queria, o ex-treinador do Bayern resolveu aderir à política que o clube blaugrana já vinha adotando nas últimas temporadas e foi buscar soluções nas categorias de base. Na verdade, ele dobrou essa aposta.
Só neste começo de temporada, Flick já promoveu a estreia de quatro garotos de La Masía no Campeonato Espanhol: o zagueiro Sergi Domínguez, o lateral esquerdo Gerard Martín, o volante Marc Bernal e o centroavante Pau Víctor.
Na goleada por 4 a 1 sobre o Girona, no último fim de semana, o Barcelona levou a campo nada menos que sete jogadores de no máximo 21 anos.
E justamente um desses meninos, o já "experiente" Lamine Yamal, nascido em 2007, tem sido o grande craque do time na temporada. O astro da camisa 9 já soma três gols e quatro assistências em 2024/25. Ou seja, tem uma participação efetiva em gol a cada 63 minutos de futebol.
Nova Champions
A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.
A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.
Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.
O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.
Champions - 1ª rodada da fase de liga
Terça-feira - Juventus 3 x 1 PSV Eindhoven, em Turim (ITA)
Terça-feira - Young Boys 0 x 3 Aston Villa, em Berna (SUI)
Terça-feira - Real Madrid 3 x 1 Stuttgart, em Madri (ESP)
Terça-feira - Bayern de Munique 9 x 2 Dínamo Zagreb, em Munique (ALE)
Terça-feira - Sporting 2 x 0 Lille, em Lisboa (POR)
Terça-feira - Milan 1 x 3 Liverpool, em Milão (ITA)
Ontem - Bologna 0 x 0 Shakhtar Donetsk, em Bolonha (ITA)
Ontem - Sparta Praga 3 x 0 Red Bull Salzburg, em Praga (TCH)
Ontem - Paris Saint-Germain 1 x 0 Girona, em Paris (FRA)
Ontem - Brugge 0 x 3 Borussia Dortmund, em Bruges (BEL)
Ontem - Celtic 5 x 1 Slovan Bratislava, em Glasgow (ESC)
Ontem - Manchester City 0 x 0 Inter de Milão, em Manchester (ING)
Hoje, às 13h45 - Estrela Vermelha x Benfica, em Belgrado (SER)
Hoje, às 13h45 - Feyenoord x Bayer Leverkusen, em Roterdã (HOL)
Hoje, às 16h - Brest x Sturm Graz, em Guingamp (FRA)
Hoje, às 16h - Atalanta x Arsenal, em Bérgamo (ITA)
Hoje, às 16h - Atlético de Madri x RB Leipzig, em Madri (ESP)
Hoje, às 16h - Monaco x Barcelona, em Monte Carlo (MNC)
Deixe seu comentário