Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Time de Messi sobra na MLS e vira favorito à vaga dos EUA no Super Mundial

Os torcedores que aguardam a primeira edição do Super Mundial de Clubes vivem a expectativa de contar com a presença do recordista de prêmios de melhor jogador do planeta.

O Inter Miami, time do astro argentino Lionel Messi, é dono da melhor campanha da temporada regular da MLS (Major League Soccer) e desponta como principal candidato a representar os Estados Unidos na competição.

O país-sede do novo Mundial da Fifa ainda não anunciou qual será o critério adotado para preencher a vaga a que tem direito na lista de clubes participantes. Mas, nos bastidores, é tratado como certeza que Messi, Luis Suárez, Sergio Busquets e cia. serão indicados caso conquistem o título nacional desta temporada.

Muito melhor que os outros

A campanha do time da Flórida é bem superior a de qualquer outro participante desta edição da MLS. Após a disputa de 30 partidas, o Inter lidera a Conferência Leste, com 64 pontos, oito a mais que o FC Cincinnati, segundo colocado.

No Oeste, também não há ninguém entregando resultados tão consistentes quando a equipe de Miami. O Los Angeles Galaxy, que está no topo da classificação da conferência, soma 58 pontos, mas já foi a campo em 31 oportunidades.

Mas ter a melhor campanha da temporada regular não significa ser campeão da MLS. A liga norte-americana, que também conta com participantes do Canadá, tem sua reta final disputada no sistema de mata-mata.

Os nove primeiros colocados de cada conferência se classificam para os playoffs decisivos, chamados de MLS Cup, e vão se cruzando em confrontos eliminatórios até restarem apenas dois times, um do Leste e outro do Oeste, que se enfrentam na decisão.

Quase invicto com Messi

Com Messi em campo, o Inter só foi derrotado em uma partida da MLS nesta temporada: 3 a 1 contra o Atlanta United, no fim de maio.

Continua após a publicidade

Todos os outros três tropeços do líder do Leste (para Montreal, New York Red Bulls e FC Cincinnatti) aconteceram quando o camisa 10 estava fora de ação por problemas físicos ou a serviço da seleção argentina.

Devido a esses incidentes e compromissos profissionais, Messi disputou até o momento apenas 15 jogos da MLS. Mesmo assim, já soma 14 gols e dez assistências na competição. Ele está no top 10 tanto dos artilheiros quanto dos principais "garçons" da liga.

Restam dois

Apenas duas das 32 vagas para a edição de estreia do Super Mundial ainda estão sem dono. Uma delas corresponde à indicação do país-sede, ou seja, da MLS. A outra será destinada ao campeão da Libertadores-2024 -ficará com o Olimpia, caso o River Plate conquiste o título.

Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate, Boca Juniors, Auckland City, Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Juventus, Atlético de Madri, Red Bull Salzburg, Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad, Espérance de Tunis, Mamelodi Sundowns, Monterrey, Seattle Sounders, León e Pachuca são as equipes já confirmadas no novo torneio da Fifa.

A versão turbinada do Mundial de Clubes será disputada entre os dias 15 de junho e 13 de julho do próximo ano. Os EUA devem anunciar nos próximos dias quais serão os estádios escolhidos para receber a competição, que serve como evento-teste para a Copa-2026.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes