Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como Savinho driblou 'regra' de Guardiola e virou xodó do técnico do City

Para Pep Guardiola, reforços não precisam ter impacto imediato. Pelo contrário, o treinador do Manchester City sabe bem que a maioria dos contratados só costuma render como esperado a partir da segunda temporada sob seu comando, quando já está totalmente acostumada ao estilo de jogo exigido pelo catalão.

Mas, em 2024/25, um brasileiro tem driblado essa espécie de regra informal existente na filosofia do treinador mais badalado do planeta.

Contratado por 25 milhões de euros (R$ 152 milhões) depois de se destacar com a camisa do Girona na Espanha, Savinho não precisou de nenhum tempo para virar um autêntico jogador do City e já caiu nas graças de Guardiola.

Quase sempre titular

Apesar de novato no elenco, o dono da camisa 26 foi escalado como titular em cinco dos nove primeiros jogos do clube inglês na temporada e tem uma minutagem em campo (410 minutos) maior que as dos astros Kevin de Bruyne (404), Kyle Walker (350) e Phil Foden (224).

Savinho é também o jogador do City que mais deu assistências neste começo de temporada (três) e, mesmo sem ainda ter balançado as redes pelo novo time, só fica atrás de Erling Haaland (dez) no número de participações diretas em gol.

O brasileiro conquistou Guardiola por exercer uma função que não existia no elenco desde a saída de Riyad Mahrez para a Arábia Saudita: a de ponta direita desequilibrante, ou seja, que parte para cima dos marcadores e se destaca no um contra um -Bernardo Silva, que vinha sendo escalado no setor, é mais um armador que se destaca pela técnica do que um driblador insinuante.

Em alta com Guardiola e em busca do seu primeiro gol pelo City, Savinho esperar começar jogando contra o Slovan Bratislava, nesta tarde, na Eslováquia, pela segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa. Na estreia, os ingleses empataram sem gols com a Inter de Milão.

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Champions. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

Continua após a publicidade

A partir deste ano, a Liga dos Campeões não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Champions - 2ª rodada da fase de liga

Hoje, às 13h45 - Red Bull Salzburg x Brest, em Salzburg (AUT)
Hoje, às 13h45 - Stuttgart x Sparta Praga, em Stuttgart (ALE)
Hoje, às 16h - Borussia Dortmund x Celtic, em Dortmund (ALE)
Hoje, às 16h - PSV Eindhoven x Sporting, em Eindhoven (HOL)
Hoje, às 16h - Slovan Bratislava x Manchester City, em Bratislava (EVQ)
Hoje, às 16h - Barcelona x Young Boys, em Barcelona (ESP)
Hoje, às 16h - Bayer Leverkusen x Milan, em Leverkusen (ALE)
Hoje, às 16h - Inter de Milão x Estrela Vermelha, em Milão (ITA)
Hoje, às 16h - Arsenal x Paris Saint-Germain, em Londres (ING)
Amanhã, às 13h45 - Shakhtar Donetsk x Atalanta, em Gelsenkirchen (ALE)
Amanhã, às 13h45 - Girona x Feyenoord, em Girona (ESP)
Amanhã, às 16h - Benfica x Atlético de Madri, em Lisboa (POR)
Amanhã, às 16h - Liverpool x Bologna, em Liverpool (ING)
Amanhã, às 16h - RB Leipzig x Juventus, em Leipzig (ALE)
Amanhã, às 16h - Lille x Real Madrid, em Lille (FRA)
Amanhã, às 16h - Sturm Graz x Brugge, em Graz (AUT)
Amanhã, às 16h - Aston Villa x Bayern de Munique, em Birmingham (ING)
Amanhã, às 16h - Dínamo Zagreb x Monaco, em Zagreb (CRO)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes