Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Reforços e lesão na 'hora errada' põem Richarlison em xeque na Inglaterra

Titular da seleção na última Copa do Mundo e um dos principais atacantes brasileiros na Europa, Richarlison tem motivos de sobra para ficar preocupado com seu futuro na Premier League.

O aumento na quantidade (e qualidade) de opções para o sistema ofensivo do Tottenham e uma contusão "na hora errada" podem fazer com que o jogador de 27 anos fique sem espaço na equipe londrina.

Richarlison já vinha ficando mais tempo no banco do que em campo desde a segunda metade da temporada. Em 2024/25, participou de apenas 25 minutos na soma das duas primeiras rodadas do Campeonato Inglês (contra Leicester e Everton) e aí precisou sair de ação por conta de um problema físico.

Mais opções

Decepcionado com o desempenho do seu ataque (o que inclui um descontentamento com o brasileiro) desde a saída de Harry Kane, o Tottenham priorizou a reformulação do seu setor ofensivo na última janela de transferências.

Assim, desembarcaram em Londres mais dois atacantes (o centroavante Dominic Solanke, ex-artilheiro do Bournemouth, e o ponta francês Wilson Odobert, ex-Burnley), além do meia-atacante sueco Lucas Bergvall (ex-Djugardens), que também pode ser escalado na linha de frente.

Com as caras novas, o técnico australiano Ange Postecoglu agora tem nada menos que nove opções para apenas três vagas no setor. E pelo menos quatro delas estão nitidamente à frente de Richarlison na hierarquia interna: Heung-min Son, Brennan Johnson, Timo Werner e Solanke.

Na hora errada

Se o inchaço no setor ofensivo do Tottenham já era um problema para Richarlison, o fato de ele estar perdendo toda a parte inicial da temporada, justamente quando o técnico conhece as peças que tem e define com quem pretende mais contar, só complicou ainda mais sua situação.

Continua após a publicidade

O atacante sofreu uma lesão muscular na panturrilha no fim de agosto, durante a semana de treinamentos para a partida contra o Newcastle, pela terceira rodada da Premier League.

Na época, Postecoglu anunciou a contusão como se fosse algo menor, que tiraria o jogador de ação por apenas um ou dois jogos. Mas Richarlison já está parado há um mês e, de acordo com as últimas atualizações do departamento médico dos Spurs, não retornará antes da segunda quinzena de outubro.

Interesse saudita

Na última janela de transferências, o brasileiro chegou a ser procurado pelo Al Ahli, time da Arábia Saudita onde joga Roberto Firmino.

Apesar da proposta financeira bem acima dos seus ganhos atuais, Richarlison recusou a transferência para o Oriente Médio por considerar que ela a afastaria bastante de um retorno à seleção.

O camisa 9 tem contrato com o Tottenham até junho de 2027. Ainda não se sabe se, diante do seu novo status no clube inglês, ele poderia reconsiderar a ideia de uma mudança de ares já na janela de janeiro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes