Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quem é o árbitro vetado da Champions por suposta ameaça de morte a jogador?

Originalmente escalado para a partida entre PSV Eindhoven e Sporting, na última terça-feira, pela segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa, o árbitro Fabio Maresca ficará sem trabalhar na competição por tempo indeterminado.

O italiano foi retirado do jogo desta semana e vetado pela Uefa das próximas rodadas do torneio interclubes mais importante do planeta por conta de uma suposta ameaça de morte contra um atleta do Al-Arabi, do Kuwait.

Na sexta-feira passada, após derrota por 2 a 0 para o Kuwait SC, o jogador Khaled Al Murshed e seu time prestaram uma queixa contra o árbitro alegando essa ameaça. Segundo a vítima, ele tem provas em vídeo e testemunhas que atestam a gravidade das falas de Maresca.

O italiano nega a acusação e afirma que fez apenas uma brincadeira que foi mal compreendida pelo atleta.

Maresca está 'queimado' também na Itália

Maresca viajou ao Oriente Médio para apitar um jogo do Campeonato Kuwaitiano porque também já não estava em situação muito boa na Itália.

Desde agosto, quando teve uma arbitragem cheia de trapalhadas no empate por 2 a 2 entre Milan e Torino, na rodada de abertura da Serie A, o juiz está suspenso da primeira divisão. Atualmente, ele só escalado para partidas dos segundo e terceiro escalões nacional.

O árbitro de 43 anos estreou na elite do futebol italiano há uma década e foi o primeiro a apitar um pênalti com ajuda do VAR no país. Ele faz parte dos quadros da Uefa e da Fifa desde 2020.

Na temporada passada, foi o escolhido para dirigir a final da Copa Italia, que terminou com vitória por 1 a 0 da Juventus sobre a Atalanta.

Continua após a publicidade

Como está a classificação?

Após a disputa de duas rodadas, o dono da melhor campanha da fase de liga é o Borussia Dortmund, que conquistou seis pontos e tem um saldo acumulado de nove gols.

Além dos atuais vice-campeões europeus, outros seis times continuam com 100% de aproveitamento na competição: Brest, Benfica, Bayer Leverkusen, Liverpool, Aston Villa e Juventus.

Com uma vitória e um empate, o Manchester City aparece logo na sequência e ficaria com a última vaga direta para as oitavas de final, sem necessidade de passar pela repescagem.

Já a turma das equipes que seriam eliminadas caso a etapa classificatória da Champions terminasse hoje tem o Milan (zero pontos) como principal força. Stuttgart e RB Leipzig também estão nessa rabeira da classificação.

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Champions. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

Continua após a publicidade

A partir deste ano, a Liga dos Campeões não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes