Nota 10? Quem é o ex-Flamengo que teve atuação histórica na Liga Europa?
Revelado nas categorias de base do Flamengo, o goleiro Kauã Santos teve uma atuação histórica em sua quinta partida como profissional e foi o grande nome da segunda semana de disputa da Liga Europa.
Na última quinta-feira, o camisa 40 do Eintracht Frankfurt pegou tudo na vitória por 3 a 1 dos alemães sobre o Besiktas, pela fase de liga do torneio continental: defendeu um pênalti cobrado pelo italiano Ciro Immobile e fez outras três defesas daquelas consideradas quase impossíveis.
Como resultado, recebeu do Sofascore, plataforma de inteligência artificial que mede o desempenho dos jogadores a partir das estatísticas do que aconteceu em campo, a nota mais alta da semana no torneio da Uefa: 9,3.
Essa é a avaliação mais alta recebida por um goleiro na Liga Europa desde a temporada 2018/19, quando o russo Andrey Lunev descolou um 9,5 defendendo o Zenit São Petesburgo. Ou seja, a atuação de Kauã foi a melhor de um jogador da sua posição no torneio nos últimos seis anos.
Classificação e jogos
Quem é Kauã Santos?
O goleiro de 21 anos, integrante da seleção brasileira sub-20 nos últimos Sul-Americano e Mundial da categoria, fez a maior parte da sua formação no Flamengo, mas acabou vendido ao exterior antes mesmo de ter sua primeira oportunidade na equipe adulta.
Kauã só havia ficado quatro partidas no banco de reservas no time profissional quando foi negociado com o Frankfurt, em agosto de 2023, por 1,6 milhão de euros (R$ 9,6 milhões).
Em sua temporada de estreia na Alemanha, jogou apenas pela segunda equipe do Eintracht, composta basicamente por jovens, que participa da Regionalliga, liga amadora que equivale à quarta divisão germânica.
Chegou a hora
Promovido ao elenco profissional durante a pré-temporada, o brasileiro precisou esperar só mais três jogos para ganhar sua primeira chance.
Na partida contra o Wolfsburg, no dia 14 de setembro, o titular Kevin Trapp sofreu uma lesão muscular e precisou ser substituído no intervalo. Único goleiro no banco, o ex-Flamengo pôde então estrear.
O camisa 40 até sofreu um gol naquela partida, mas convenceu o técnico Dino Toppmöller a continuar apostando nele enquanto o dono da vaga não retorna.
Assim, Kauã jogou também contra Borussia Mönchengladbach, Holstein Kiel e Viktoria Pilsen antes da atuação de gala da última quinta-feira, que fez seu nome ser descoberto no cenário internacional.
Briga com o Bayern
O time de Kauã tem sido o grande adversário do Bayern de Munique neste começo de temporada na Alemanha.
Com 12 pontos conquistados até o momento e vindo de quatro vitórias consecutivas, o Eintracht Frankfurt ocupa a vice-liderança da Bundesliga e está só um ponto atrás do clube mais poderoso do futebol germânico.
Os dois primeiros colocados do Alemão fazem amanhã um confronto direto pela ponta da tabela. O jogo será disputado no Deutsche Bank Park, casa do Frankfurt e onde ele meteu 5 a 1 nos bávaros na temporada passada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.