Novos ares: 7 brasileiros que precisam mudar de time para voltar à seleção
Para alguns velhos conhecidos do torcedor brasileiro e que têm história com a camisa amarelinha, o caminho mais curto para voltar à seleção é uma mudança de clube.
Jogadores com poucas chances em suas equipes atuais, que estão em mercados alternativos pouco observados ou que andam um tanto quanto "queimados" podem reconstruir suas carreiras em uma casa nova.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas que melhorariam suas chances de serem convocados por Dorival Júnior caso deixassem seus times para trás e protagonizassem uma transferência.
CASEMIRO
Volante, 32 anos, Manchester United (ING)
Último jogo pela seleção: 28/10/2023 (contra Uruguai)
Nos tempos de Real Madrid, era indiscutivelmente um dos melhores volantes do mundo. Mas aí Casemiro acreditou no conto que daria um jeito no Manchester United. E, como vários outros jogadores importantes que passaram por Old Trafford nos últimos tempos, não conseguiu transformar essa crença em realidade. Hoje, o ex-capitão da seleção é reserva na Inglaterra e vive sendo criticado por não corresponder em campo a um dos mais altos salários da Premier League.
GABRIEL JESUS
Atacante, 27 anos, Arsenal (ING)
Último jogo pela seleção: 22/11/2023 (contra Argentina)
Centroavante da seleção nas duas últimas Copas do Mundo, viu sua minutagem cair consideravelmente desde o começo da temporada. Gabriel Jesus já era reserva de Kai Havertz no comando de ataque do Arsenal, mas agora também está sendo preterido por Leandro Trossard como primeira opção no banco para o setor. Até por conta dessa situação, torcedores e conselheiros do Palmeiras têm tentado convencer a presidente Leila Pereira a tentar a contratação do jogador.
RICHARLISON
Atacante, 27 anos, Tottenham (ING)
Último jogo pela seleção: 28/10/2023 (contra Uruguai)
Apesar da excelente média de gols pela seleção (0,42 por partida), o Pombo desapareceu das convocações depois de emendar uma série de problemas físicos e ver até mesmo seu futuro no Tottenham entrar em xeque. Richarlison joga no setor mais inchado do clube londrino (nove opções para três vagas no time titular) e está longe de ser a primeira opção do técnico Ange Postecoglu. Pelo contrário, está atrás pelo menos de Heung-min Son, Brennan Johnson, Timo Werner e Dominic Solanke nessa disputa.
ROGER IBAÑEZ
Zagueiro, 25 anos, Al-Ahli (ARA)
Último jogo pela seleção: 09/09/2023 (contra Bolívia)
Novidade da seleção na reta final do ciclo da última Copa, o zagueiro parecia ser um nome garantido na construção do time para o próximo Mundial. Ibañez até foi titular no primeiro compromisso do Brasil depois do Qatar-2022. Mas a escolha de trocar a Roma pela Arábia Saudita minou suas chances de continuar sendo convocado. "Escondido" no Oriente Médio, o defensor não é mais lembrado nem mesmo pelos torcedores.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberROBERTO FIRMINO
Atacante, 33 anos, Al-Ahli (ARA)
Último jogo pela seleção: 11/07/2021 (contra Argentina)
À primeira vista, realmente parece que o ciclo do ídolo do Liverpool com a camisa canarinho chegou ao fim. Agora, imagine essa situação: Firmino troca o futebol saudita pelo Corinthians (que vive tentando contratá-lo) e começa a fazer um gol atrás do outro aqui nos gramados brasileiros. O lobby pela convocação do atacante seria absurdo e, provavelmente, convenceria Dorival ou qualquer outro treinador que estivesse à frente da seleção.
RENAN LODI
Lateral esquerdo, 26 anos, Al-Hilal (ARA)
Último jogo pela seleção: 17/11/2023 (contra Colômbia)
Como joga em uma posição bem carente de opções na seleção, Lodi até poderia ser tranquilamente convocado mesmo atuando na Arábia. A questão é que o lateral esquerdo está fazendo hora extra e apenas esquentando a cadeira para o retorno de Neymar no Al-Hilal. O ex-jogador do Athletico-PR só ficou com a última vaga de estrangeiro do seu time no Campeonato Saudita porque o camisa 10 ainda não está pronto para retornar aos gramados. Em janeiro, quando acontece a próxima janela de alteração das inscrições, ele deve ser limado para que Neymar possa voltar a jogar.
GABIGOL
Atacante, 28 anos, Flamengo
Último jogo pela seleção: 27/01/2022 (contra Equador)
O centroavante até voltou a ser usado no Flamengo com um pouco mais de frequência depois da grave lesão sofrida por Pedro. Mesmo com a chegada de Filipe Luís, é perceptível que o casamento entre Gabigol e o mundo rubro-negro chegou ao fim. O atacante já não é mais querido pela torcida e nem conta com a confiança da diretoria e da comissão técnica. Como seu contrato está no fim (termina em dezembro), Gabriel Barbosa terá no próximo ano a oportunidade de dar uma nova guinada na carreira.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.