Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasileirão cede 39 jogadores na Data Fifa; Bota e Fla têm mais convocados

Nada menos que 39 jogadores em atividade na primeira divisão do Campeonato Brasileiro irão vestir a camisa de alguma seleção principal nesta Data Fifa.

Além de Weverton, Alex Telles, Fabrício Bruno, Gerson, Luiz Henrique e Igor Jesus, convocados por Dorival Júnior para os jogos contra Chile e Peru, válidos pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, outros 33 atletas de dez nacionalidades diferentes foram chamados por seus países de origem.

Desta vez, ao contrário do que manda a tradição, as equipes sul-americanas não serão as únicas que receberão reforços oriundos do futebol brasileiro. Angola (Bastos), Costa Rica (Joel Campbell) e Irlanda do Norte (Jamal Lewis) também terão jogadores que atuam no país pentacampeão mundial.

O número de convocados em atividade na elite brasileira é quase o mesmo da Data Fifa passada. Em setembro, os clubes da Série A cederam 40 jogadores (um a mais do que agora) para as seleções.

Maioria dos clubes tem selecionáveis

Quatorze dos 20 participantes da Série A do Brasileirão tiveram pelo menos um atleta chamado para os compromissos internacionais deste mês.

Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória são os únicos clubes que foram ignorados pelas convocações e que, consequentemente, continuarão com elenco completo até meados da próxima semana.

Por outro lado, Botafogo e Flamengo lideram o ranking de convocados, com sete jogadores cedidos para os compromissos das seleções no mês de outubro.

Os líderes do Brasileirão cederam três atletas para a seleção de Dorival (Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus) e mais quatro nomes para equipes estrangeiras: Bastos (Angola), Gatito Fernández (Paraguai), Jefferson Savarino (Venezuela) e Thiago Almada (Argentina).

Continua após a publicidade

Já nos rubros-negros, os uruguaios são maioria. Giorgian de Arrascaeta, Guillermo Varela e Nicolás de la Cruz se juntaram à Celeste Olímpica. Os brasileiros Fabrício Bruno e Gerson, o chileno Erick Pulgar e o equatoriano Gonzalo Plata completam a relação de convocados.

Impacto pequeno

A convocação de quase quatro dezenas de jogadores em atividade no Brasileirão não terá muito impacto no andamento do futebol nacional.

Afinal, durante todo o período da Data Fifa, haverá a disputa de somente um jogo da Série A: Atlético-MG x Grêmio, nesta noite, confronto que foi adiado lá da sexta rodada, quando o Rio Grande do Sul sofria com enchentes históricas.

A 30ª rodada do Brasileirão terá início na próxima quarta-feira, 16 de outubro, um dia depois do período reservado para os compromissos das seleções. Por conta do pouco período de descanso para os jogadores, São Paulo, Vasco, Fortaleza e Atlético-MG, que vão a campo logo na abertura da jornada, podem até precisar dar descanso para alguns dos seus convocados.

Já os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil, que a princípio ocupariam justamente essas datas, foram transferidos para o fim de semana pós-Data Fifa por determinação da CBF. Assim, eles estarão livres dos possíveis desfalques por desgaste físico provocados pelas seleções.

Continua após a publicidade

Os convocados de cada clube

BOTAFOGO (7): Alex Telles (BRA), Bastos (ANG), Gatito Fernández (PAR), Igor Jesus (BRA), Jefferson Savarino (VNZ), Luiz Henrique (BRA) e Thiago Almada (ARG)
FLAMENGO (7): Erick Pulgar (CHI), Fabrício Bruno (BRA), Gerson (BRA), Giorgian de Arrascaeta (URU), Gonzalo Plata (EQU), Guillermo Varela (URU) e Nicolás de la Cruz (URU)
ATLÉTICO-MG (3): Alan Franco (EQU), Eduardo Vargas (CHI), Júnior Alonso (PAR)
CORINTHIANS (3): Ángel Romero (PAR), Félix Torres (EQU) e José Martínez (VNZ)
PALMEIRAS (3): Gustavo Gómez (PAR), Richard Ríos (COL) e Weverton (BRA)
SÃO PAULO (3): Damián Bobadilla (PAR), Jamal Lewis (IRN) e Nahuel Ferraresi (VNZ)
FORTALEZA (2): Benjamín Kuscevic (CHI) e Kervin Andrade (VNZ)
BAHIA (2): Luciano Rodríguez (URU) e Santiago Arias (COL)
FLUMINENSE (2): Facundo Bernal (URU) e Jhon Arias (COL)
GRÊMIO (2): Mathías Villasanti (PAR) e Yeferson Soteldo (VNZ)
INTERNACIONAL (2): Enner Valencia (EQU) e Sergio Rochet (URU)
ATLÉTICO-GO (1): Joel Campbell (CRI)
CUIABÁ (1): Isidro Pitta (PAR)
VASCO (1): Puma Rodríguez (URU)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes