Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 astros do futebol mundial que podem ficar 'baratinhos' no próximo ano

Quanto custa um jogador do primeiríssimo escalão do futebol europeu? Em condições normais de negócio, pelo menos uns 100 milhões de euros (R$ 610 milhões).

Mas nem todas as transferências acontecem em situações usuais. Transações fechadas quando o contrato de um atleta está chegando ao fim (faltando um ano, por exemplo) costumam ser muito mais baratas.

Isso acontece devido ao risco de o jogador se mandar gratuitamente quando o vínculo expirar, como rolou com Kylian Mbappé, que não deixou nenhuma compensação financeira ao Paris Saint-Germain ao se transferir para o Real Madrid.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo quem são os grandes nomes do futebol mundial que ficarão sem contrato em 2026 e que, por isso, podem acabar se transformando em "pechinhas" no mercado do meio do próximo ano.

LAMINE YAMAL
Atacante, espanhol
17 anos, Barcelona (ESP)

Imagem
Imagem: Chris Ricco - UEFA/UEFA via Getty Images

Um dos protagonistas do título espanhol na última Euro, o adolescente é visto como forte candidato a prêmios de melhor jogador do mundo em um futuro próximo. Por isso, merece uma valorização enorme do Barcelona. O problema é que o clube catalão tem sérias restrições orçamentárias e dificuldade para encaixar salários mais altos nas regras de fair play financeiro da La Liga. Se não resolver essa situação logo, o Barça corre risco de precisar abrir mão de Yamal para evitar um prejuízo maior... mais ou menos como aconteceu com Lionel Messi.

JAMAL MUSIALA
Meia-atacante, alemão
21 anos, Bayern de Munique (ALE)

Imagem
Imagem: Geert van Erven/Soccrates/Getty Images
Continua após a publicidade

O Bayern tem um grave problema de gestão de contratos e vive perdendo jogadores importantes gratuitamente ou por valores abaixo de mercado por não conseguir renovar os vínculos na "hora certa". E Musiala pode ser próximo grande nome a seguir os passos de Toni Kroos, Robert Lewandowski e David Alaba. Ou seja, a deixar Munique sem a devida compensação financeira de uma transferência desse porte. A diretoria bávara já iniciou as conversas com os agentes do garoto para selar um novo contrato, mas tem dito que se trata de uma "situação difícil".

THIBAUT COURTOIS
Goleiro, belga
32 anos, Real Madrid (ESP)

Imagem
Imagem: Florencia Tan Jun/Getty Images

Quase uma unanimidade no posto de melhor goleiro da atualidade, o paredão belga está prestes a colocar à prova a rígida política contratual do Real Madrid. O clube espanhol não costuma oferecer contratos superiores a uma ou duas temporadas para jogares que já "trintaram". Foi essa filosofia que levou embora do Santiago Bernabéu nomes do quilate de Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos e Karim Benzema. E a próxima estrela a engrossar essa leva pode ser justamente Courtois.

BERNARDO SILVA
Meia, português
30 anos, Manchester City (ING)

Imagem
Imagem: Rob Newell - CameraSport via Getty Images
Continua após a publicidade

Um dos jogadores mais regulares das consecutivas temporadas de sucesso do City no futebol inglês, o meia não tem muita certeza que seu futuro está em Manchester. Bernardo Silva já ameaçou sair inúmeras vezes (especialmente para o Barcelona), mas sempre acabou ficando por interferência de Pep Guardiola. Só que agora a situação é diferente. Afinal, a própria permanência do treinador catalão é um ponto de interrogação. Se o "mestre" de Bernardo realmente deixar o City no fim desta temporada, é bem possível que seu pupilo pegue o mesmo caminho.

PEDRI
Meia, espanhol
21 anos, Barcelona (ESP)

Imagem
Imagem: REUTERS/Violeta Santos Moura

Yamal não é o único prodígio que exigirá um enorme financeiro do Barcelona para não ir embora em pouco tempo. A situação de Pedri é exatamente a mesma vivida pelo ponta direita. O meio-campista tem mais um ano e meio de contrato e vários clubes da Europa torcendo contra sua renovação. Deco, o diretor de futebol culé, já iniciou as negociações para estender o vínculo de Pedri. Mas aí apareceu aquele velho problema catalão já chamado dinheiro.

DUSAN VLAHOVIC
Atacante, sérvio
24 anos, Juventus (ITA)

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

O centroavante ficou meio que esquecido em Turim por conta do desempenho abaixo do esperado da Juventus nas últimas temporadas. Mesmo assim, o Mercado da Bola europeu sabe que é bem difícil encontrar um jogador de 24 anos com faro de gol tão apurado quanto o de Vlahovic. E como o estafe do sérvio sabe difícil, é claro que irá dificultar as conversas com a Juve. De acordo com diferentes veículos da imprensa italiana, o camisa 9 já rejeitou a primeira proposta feita pelo clube italiano e quer pelo menos 20% a mais de salário do que o oferecido para assinar um novo contrato.

FRENKIE DE JONG
Meia, holandês
27 anos, Barcelona (ESP)

Imagem
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Jogador mais bem pago do Barcelona e dono de um dos maiores salários do futebol europeu, o holandês tem tudo para ser o nome que vai dar aquela 'limpada' na folha catalã e assim permitir que o clube passe a ter um pouco mais de tranquilidade nas finanças. Mas, para isso, é necessário primeiro que o contrato de De Jong acabe, ou que apareça algum interessado para levá-lo embora já na janela de transferências de janeiro ou no fim da atual temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.