Dia das Crianças: 7 garotos que já estão brincando no futebol dos adultos
No universo do futebol, os jovens jogadores que ainda não chegaram à maioridade disputam uma categoria chamada juvenil. Há campeonatos nacionais, internacional e até uma Copa do Mundo exclusiva para os atletas de no máximo 17 anos.
Mas, de vez em quando, surgem alguns fenômenos que rompem essa lógica de desenvolvimento natural. Mesmo ainda tendo idade para jogar no sub-17, esses talentos já deixam no chinelo atletas muito mais velhos e se destacam em equipes importantes do "futebol adulto".
Foi assim com Pelé, Diego Maradona, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Lionel Messi, Kylian Mbappé, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros.
Como tem feito anualmente, o "Blog do Rafael Reis" aproveita o Dia das Crianças para apresentar garotos, todos eles ainda menores, que estão brilhando muito cedo no futebol mundial e já merecem a atenção dos torcedores e fãs do esporte.
ESTÊVÃO
Meia-atacante, 17 anos
Brasileiro, Palmeiras (BRA)
Apesar de ainda não ter completado nem 10 meses da sua estreia como profissional, já é o protagonista do Palmeiras, estreou na seleção brasileira e acertou uma venda para a Europa de proporções históricas. Em julho de 2025, logo depois de disputar a primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa e quando já tiver atingido a maioridade, Estêvão deixará seu clube formador para jogar no Chelsea e, assim, concretizar uma transferência que pode chegar à casa de 61,5 milhões de euros (R$ 378,3 milhões), marca que só Neymar atingiu aqui na América do Sul.
LAMINE YAMAL
Atacante, 17 anos
Espanhol, Barcelona (ESP)
O moleque conseguiu a proeza de ser um dos melhores jogadores da Espanha na conquista da Eurocopa-2024 antes mesmo de terminar o colégio. Não é à toa que Lamine Yamal tem sido tratado como a maior revelação das categorias de base do Barcelona desde um certo Lionel Messi e também como forte candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo em um futuro não muito distante. Só neste comecinho de temporada, o ponta direita já tem média de quase uma participação em gol por partida do Barça: são cinco bolas nas redes e mais cinco assistências em 11 jogos.
KENDRY PÁEZ
Meia-atacante, 17 anos
Equatoriano, Independiente del Valle (EQU)
Futuro companheiro de Estêvão no Chelsea, o meia-atacante tem feito miséria no futebol sul-americano enquanto espera seu 18º aniversário para poder migrar para a Europa. Mesmo muito jovem, Páez não é só apenas o principal jogador do Independiente del Valle, como também já assumiu a posição de protagonista da seleção equatoriana. O adolescente é o jogador mais jovem de todos os tempos a balançar as redes na Copa América (17 anos e 53 anos) e também nas eliminatórias da Conmebol (16 anos e 161 dias).
PAU CUBARSÍ
Zagueiro, 17 anos
Espanhol, Barcelona (ESP)
Se para adolescentes que atuam e no ataque já é difícil conseguir uma promoção precoce para equipes adultas, o desafio para defensores costuma ser ainda maior. Por isso, casos como o de Cubarsí são tão raros. O zagueiro catalão estreou no Barcelona quando ainda tinha 16 anos e assumiu a titularidade assim que festejou seu 17º aniversário para não sair mais do time. Em março, estreou na seleção principal e, cinco meses mais tarde, ajudou a Espanha a conquistar a medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberETHAN NWANERI
Meia-atacante, 17 anos
Inglês, Arsenal (ING)
Depois de bater na trave nas duas últimas temporadas, o Arsenal tem um garoto como fato novo para desbancar o Manchester City e voltar a ser campeão inglês depois de duas décadas. Por enquanto, Nwaneri é só um reserva que tem entrado nos minutos finais das partidas. Mas a expectativa do técnico Mikel Arteta com o inglês de origem nigeriana é tão grande que esse papel deve aumentar progressivamente ao longo da temporada a ponto de transformar o jovem em uma peça importante mesmo em jogos delicados.
GEOVANY QUENDA
Meia-atacante, 17 anos
Português, Sporting (POR)
Bastaram dois meses e meras 11 partidas como profissional para o ponta direita do Sporting se transformar na nova febre do futebol europeu. Na mira dos dois grandes clubes de Manchester (City e United), Quenda já é tratado pela imprensa portuguesa como a próxima grande venda que o país fará para o exterior. E a ascensão do adolescente nascido em Guiné-Bissau foi tão meteórica que ele saltou direto da seleção lusa sub-17 para a principal, sem tempo de passar pelas equipes intermediárias (sub-19 e sub-21).
FRANCO MASTANTUONO
Meia-atacante, 17 anos
Argentino, River Plate (ARG)
Semifinalista da Libertadores, o River ainda nem mandou Claudio Echeverri para a Europa (vai para o Manchester City na virada do ano) e já encontrou um substituto para o posto de garoto-prodígio do seu elenco. Mastantuono é um meia-atacante completo, que atua preferencialmente como "camisa 10", mas que também pode ser escalado pelas duas pontas. A versatilidade e o talento do candidato a craque o transformou em objeto de desejo de Barcelona, Real Madrid, Arsenal e Chelsea, os clubes favoritos a contratá-lo e levá-lo embora para o Velho Continente.
Deixe seu comentário