Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 jogadores que, assim como Neymar, estão há um ano afastados dos campos

A lesão mais grave da carreira de Neymar faz aniversário de um ano na próxima sexta-feira. Foi no dia 18 de outubro de 2023, durante uma partida entre a seleção brasileira e o Uruguai, que o meia-atacante sofreu rupturas do ligamento cruzado e do menisco do joelho.

Desde então, a rotina do camisa 10 do Al-Hilal não inclui partidas oficiais de futebol. Ele passou por uma cirurgia, fez incontáveis sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular, iniciou os treinamentos em campo e aguarda o aval do departamento médico e do técnico Jorge Jesus para voltar à "vida normal" de um jogador profissional.

Mas engana-se quem pensa que passar tanto tempo afastado do futebol é uma exclusividade de Neymar. Por diferentes motivos, há vários outros nomes conhecidos da modalidade que também não jogam oficialmente há um ano... ou quase.

O "Blog do Rafael Reis" lista abaixo sete desses jogadores que estão passando por um longo período de inatividade.

PAUL POGBA
Meia, 31 anos
Francês, Juventus (ITA)
Último jogo: 03/09/2023

Imagem
Imagem: Getty Images

Um dos principais nomes do bicampeonato mundial conquistado pela França na Copa da Rússia-2018, o astro até conseguiu reduzir consideravelmente sua suspensão por uso de uma substância proibida que aumenta a produção de testosterona no organismo. Mesmo livre da pena inicial de quatro anos afastado dos gramados, Pogba ainda precisará pagar um ano e meio de sanção pelo doping positivo e só poderá jogar novamente a partir de março. Nas últimas semanas, seu nome chegou a ser apontado como um possível "reforço de peso" do futebol brasileiro para 2025, embora nenhum clube daqui tenha manifestado interesse em contratá-lo.

GAVI
Meia, 20 anos
Espanhol, Barcelona (ESP)
Último jogo: 07/11/2023

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

Apesar de muito jovem, o badalado meio-campista do Barcelona já tem um longo e preocupante histórico médico. Mas a lesão atual é a mais grave da ainda curta carreira de Gavi: o rompimento completo do ligamento cruzado anterior do joelho direito, com danos também ao menisco lateral, que tirou dele a possibilidade de ganhar a Eurocopa-2024 com a seleção espanhola e tornar seu nome ainda mais celebrado. Praticamente um ano depois da contusão, o meia já tem treinado com o elenco do Barça e deve voltar a ser relacionado nas próximas semanas.

LAYVIN KURZAWA
Lateral esquerdo, 32 anos
Francês, sem clube
Último jogo: 21/10/2023

Imagem
Imagem: Getty Images

O nome do ex-lateral do Paris Saint-Germain e da seleção francesa mal era lembrado aqui no Brasil até que Kurzawa resolveu surfar na onda Memphis Depay e pediu vaga no Corinthians. O negócio não evoluiu, mas serviu para o torcedor brasileiro descobrir que o jogador quase já não tem mais uma carreira. Na soma das três últimas temporadas, Kurzawa disputou somente oito partidas oficiais. E, em 2023/24, mesmo sem nenhum grande problema físico, foi aproveitado pelo PSG em míseros oito minutos de um só jogo. Com o fim do contrato com o clube mais poderoso da França, Kurzawa agora está louco atrás de uma recolocação profissional para poder "retomar a carreira".

DELE ALLI
Meia, 28 anos
Inglês, sem clube
Último jogo: 26/02/2023

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

Em um determinado momento, lá nos seus primeiros anos de Tottenham, o meia chegou a ser tratado como o cara que dividiria as responsabilidades da seleção inglesa com Harry Kane. Mas o psicológico de Dele Alli nunca esteve pronto para desempenhar um papel tão importante assim. O jogador viu sua carreira entrar em declínio precocemente e admitiu que precisou até ser internado em uma clínica de reabilitação para superar o vício em remédios para dormir. Atualmente, tem treinado no Everton, último clube com o qual teve contrato, na esperança de ganhar uma nova chance e voltar ao futebol profissional.

SANTI MINA
Atacante, 28 anos
Espanhol, sem clube
Último jogo: 31/05/2023

Imagem
Imagem: David Ramos/Getty Images

O ex-jogador do Valencia e das seleções espanholas de base precisou paralisar a carreira para cumprir pena de quatro anos de prisão por abuso sexual. Apesar do crime ter acontecido em 2017, o atacante só foi condenado cinco anos mais tarde. Logo após o veredicto, e com o direito de recorrer em liberdade em mãos, descolou um contrato com o Al-Shabab e se mandou para a Arábia Saudita. Mina só começou efetivamente a pagar pelo ocorrido em julho de 2023, quando a Justiça espanhola rejeitou seu último recurso.

TYRONE MINGS
Zagueiro, 31 anos
Inglês, Aston Villa (ING)
Último jogo: 12/08/2023

Imagem
Imagem: Oli SCARFF / AFP
Continua após a publicidade

Embora nunca tenha sido realmente titular, o zagueiro era figurinha carimbada nas convocações da Inglaterra até pouco tempo atrás. Mings era também um dos pilares do Aston Villa até sofrer um rompimento de ligamento do joelho na rodada de abertura da temporada passada da Premier League. De longe, o defensor viu seu time fazer uma campanha histórica e descolar o retorno à Liga dos Campeões da Europa. Agora, Mings está em contagem regressiva para voltar a defender o Villa. No começo do mês, ele chegou a atuar com a equipe sub-21 do clube, naquele que foi tratado como o último passo da sua recuperação.

TIMOTHY FOSU-MENSAH
Lateral direito, 26 anos
Holandês, sem clube
Último jogo: 23/04/2023

Imagem
Imagem: Getty Images

O ex-jogador do Manchester United e da seleção holandesa nem pôde comemorar a histórica temporada passada do Bayer Leverkusen. Apesar de ainda fazer parte do elenco comandado por Xabi Alonso, Fosu-Mensah não foi utilizado nenhuma vez pelo técnico espanhol ao longo de 2023/24. O holandês até fazia parte dos planos nas primeiras rodadas da Bundesliga. Mas aí teve um probleminha de joelho, demorou para entrar em forma depois que se recuperou da lesão e caiu no esquecimento. Por isso, não teve seu contrato renovado. Em agosto, chegou a fazer um teste para jogar no Como, clube que volta à primeira divisão da Itália, mas foi reprovado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.