Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Um gol: melhor defesa da Europa tem técnico, capitão e zagueiro brasileiros

A melhor defesa do primeiro escalão do futebol europeu nesta temporada foi desenhada por um treinador nascido no Brasil, conta com a experiência do capitão da seleção canarinho e tenta se recuperar de uma grave lesão sofrida por outro zagueiro brasileiro.

Considerando os sete principais campeonatos nacionais do Velho Continente (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Francês, Português e Holandês), nenhuma equipe foi menos vazada que a Juventus nesses dois primeiros meses de 2024/25.

O time de Thiago Motta, Danilo e Bremer só sofreu um gol nas oito rodadas disputadas até o momento da Serie A da Itália (contra o Cagliari, quando terminou com um jogador a menos). Nas partidas frente Como, Hellas Verona, Roma, Empoli, Napoli, Genoa e Lazio, sua retaguarda passou ilesa.

Na elite europeia, ninguém consegue ter a mesma eficiência defensiva bianconera. RB Leizpig e Sporting são quem mais se aproxima dessa marca. Cada um deles levou dois gols nas ligas nacionais das quais participam (alemã e portuguesa, respectivamente).

Dedo brasileiro

A transformação da Juventus na melhor defesa da Europa é um oferecimento de Thiago Motta.

O treinador brasileiro naturalizado italiano que foi contratado pelo clube mais vencedor da história do Calcio depois de classificar o modesto Bologna para a Liga dos Campeões da Europa abandonou o esquema com três zagueiros, utilizado na temporada passada, e montou um muro defensivo com quatro homens à frente do goleiro.

Com essa mudança de formação, o brasileiro Danilo, capitão tanto da Juve quanto da seleção, voltou a ser utilizado eventualmente na lateral direita. Ainda que já não seja mais titular da equipe, ele continua sendo um pilar de confiança da comissão técnica e da torcida.

Quem tinha cadeira cativa na equipe desenhada por Thiago Motta era Bremer. O zagueiro brasileiro vinha sendo um dos destaques do time até sofrer uma grave lesão de joelho, no começo do mês, e virar desfalque para, provavelmente, o restante da temporada.

Continua após a publicidade

E na Champions?

A Juventus é um dos sete times que passaram por 100% de aproveitamento pela fase de liga da Champions. Borussia Dortmund, Brest, Benfica, Bayer Leverkusen, Liverpool e Aston Villa também venceram os dois primeiros jogos que disputaram no torneio.

Mas, na badalada competição continental, o ataque italiano tem funcionado até melhor que sua defesa. Os bianconeri já marcaram seis gols, menos apenas que o Dortmund. Em compensação, foram vazados em três oportunidades.

Nesta tarde, os comandados de Thiago Motta tentam manter a campanha perfeita na Europa contra o Stuttgart, que ainda não venceu no torneio. O jogo será disputado em Turim, ou seja, na casa da Juve.

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

Continua após a publicidade

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Champions - 2ª rodada da fase de liga

Hoje, às 13h45 - Monaco x Estrela Vermelha, em Monte Carlo (MON)
Hoje, às 13h45 - Milan x Brugge, em Milão (ITA)
Hoje, às 16h - Arsenal x Shakhtar Donetsk, em Londres (ING)
Hoje, às 16h - Juventus x Stuttgart, em Turim (ITA)
Hoje, às 16h - Sturm Graz x Sporting, em Klagenfurt (AUT)
Hoje, às 16h - Real Madrid x Borussia Dortmund, em Madri (ESP)
Hoje, às 16h - Paris Saint-Germain x PSV Eindhoven, em Paris (FRA)
Hoje, às 16h - Girona x Slovan Brastislava, em Girona (ESP)
Hoje, às 16h - Aston Villa x Bologna, em Birmingham (ING)
Amanhã, às 13h45 - Atalanta x Celtic, em Bérgamo (ITA)
Amanhã, às 13h45 - Brest x Bayer Leverkusen, em Guingamp (FRA)
Amanhã, às 16h - RB Leipzig x Liverpool, em Leipzig (ALE)
Amanhã, às 16h - Manchester City x Sparta Praga, em Manchester (ING)
Amanhã, às 16h - Barcelona x Bayern de Munique, em Barcelona (ESP)
Amanhã, às 16h - Atlético de Madrid x Lille, em Madri (ESP)
Amanhã, às 16h - Red Bull Salzburg x Dínamo Zagreb, em Salzburgo (AUT)
Amanhã, às 16h - Benfica x Feyenoord, em Lisboa (POR)
Amanhã, às 16h - Young Boys x Inter de Milão, em Berna (SUI)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes