Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Santos, EUA ou renovação na Arábia: quais os possíveis futuros de Neymar?

Neymar ainda tem mais oito meses de contrato com o Al-Hilal. Mesmo assim, não faltam rumores sobre qual será o próximo passo da sua carreira.

O meia-atacante brasileiro retornou aos gramados na última segunda-feira depois de mais de um ano se recuperando de uma grave lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. Por conta dos problemas físicos acumulados nas últimas temporadas, a possibilidade de retornar ao futebol europeu no segundo semestre de 2025 é cada vez mais remota.

O mais provável mesmo é que o camisa 10 tenha que se contentar com uma renovação com o Al-Hilal, um retorno ao Brasil ou uma transferência para outro mercado considerado alternativo.

Al-Hilal

O clube saudita ainda não se decidiu se tentará estender a permanência daquele que é o seu mais famoso jogador. Embora esteja mais que satisfeito com os ganhos de marketing trazidos pelo brasileiro, o Al-Hilal só vai insistir no astro caso ele passe a trazer resultados também dentro de campo.

Também não se sabe se Neymar está disposto a abrir mão do seu projeto inicial de jogar na Arábia Saudita por apenas dois anos. Mas dinheiro para convencê-lo do contrário não falta. O salário anual dele é de 100 milhões de euros (R$ 617,2 milhões).

Santos

Os torcedores santistas vêm repetindo há vários meses, quase que em um mantra coletivo, que o retorno de Neymar será a cereja do bolo para comemorar a volta do clube à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Bem, o Santos lidera a Série B e está a poucos pontos de celebrar o acesso. Só que isso não é garantia de nada. Pessoas próximas ao meia-atacante duvidam que, justamente após a lesão mais grave da sua carreira e um longo período de inatividade, o camisa 10 se submeterá a um calendário tão desgastante quanto o praticado no Brasil.

Continua após a publicidade

EUA

Transferir-se para a MLS (Major League Soccer) é a opção que tem mais ganhado força nos últimos meses. A percepção do estafe do astro é que o futebol dos EUA mudou de patamar depois da chegada de Lionel Messi e tem um calendário "mais humano", com maior tempo de descanso entre as partidas.

Além disso, Neymar tem um enorme apelo com o público latino-americano, que forma o grosso do interesse pelo "soccer". Por isso, poderia ser, do ponto de vista mercadológico, o "Messi" de outra franquia que deseje disputar os holofotes com o Inter Miami ou mesmo um companheiro de luxo do craque argentino na Flórida.

Quando Neymar joga de novo?

Apesar de ter participado na segunda dos 29 minutos finais da vitória por 5 a 4 do Al-Hilal sobre o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, pela Liga dos Campeões da Ásia, Neymar terá novamente o fim de semana livre. Como não foi inscrito na primeira metade da liga saudita, o brasileiro ficará de fora da partida contra o Al-Taawon, sábado.

O camisa 10, que só pode ser utilizado na Copa do Rei e na Champions asiática, ficará novamente à disposição de Jorge Jesus na terça-feira, no confronto com o Al-Taee, válido pela copa nacional.

Continua após a publicidade

Neymar só voltará a ter uma rotina normal de atleta no próximo ano. Em janeiro, os clubes sauditas terão uma janela para alterar seus elencos para a reta final do campeonato saudita. E aí, o meia-atacante tem tudo para ser inscrito, provavelmente, na vaga do também brasileiro Renan Lodi.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.