Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Domínio brasileiro na Libertadores já é o maior do mundo das 'Champions'

Nem México, muito menos Nova Zelândia. Nenhum país no planeta inteiro possui hoje uma hegemonia tão gritante nas competições continentais das quais seus clubes participam quanto o Brasil.

Os cinco títulos consecutivos conquistados pelo futebol pentacampeão mundial na Libertadores (Flamengo, em 2019 e 2022, Palmeiras, em 2020 e 2021, e Fluminense, no ano passado) são a maior sequência em vigor de troféus levantados por um mesmo país nas seis "Ligas dos Campeões" existentes.

E a sexta taça já está a caminho. Com vitórias expressivas nas partidas de ida das semifinais, Atlético-MG (3 a 0 sobre o River Plate) e Botafogo (5 a 0 frente ao Peñarol) têm tudo para fazer mais uma decisão 100% brasileira no torneio sul-americano deste ano.

Ninguém manda mais que a gente

Nem mesmo os continentes que tradicionalmente são dominados por um país cujo futebol é muito mais expressivo que os outros possuem atualmente uma sequência de títulos do tamanho da brasileira.

Na Oceania, que vive uma hegemonia quase que completa da Nova Zelândia desde que a Austrália se transferiu para a confederação asiática, os times neozelandeses ganharam 15 das últimas 17 Liga dos Campeões.

No entanto, quatro edições atrás, o amador Hienghène Sport, da Nova Caledônia, destruiu essa hegemonia e conquistou o título. Tão surpreendente quanto, ganhou na final de outra equipe do seu país -o multivencedor Auckland City parou nas semifinais.

A situação é semelhante na Liga dos Campeões da Concacaf, a famosa Concachampions. Embora as equipes oriundas do México tenham vencido 17 das 18 temporadas mais recentes do torneio, elas foram surpreendidas em 2022 pelo Seattle Sounders, primeiro time da MLS a se sagrar campeão continental desde 2000 (Los Angeles Galaxy).

Ainda atrás da Argentina

Apesar de ter construído a maior hegemonia do futebol atual, o futebol brasileiro ainda continua atrás da Argentina no número de títulos de Libertadores: 25 a 23.

Continua após a publicidade

Os confrontos de volta do torneio continental estão marcados para a próxima semana. Na terça-feira, o Atlético-MG vai a Buenos Aires para tentar segurar o River. Já no dia seguinte, o Botafogo enfrenta o Peñarol, em Montevidéu.

Títulos continentais por país nas últimas 5 temporadas:

AMÉRICA DO SUL
Brasil: 5 (2 do Flamengo, 2 do Palmeiras e um do Fluminense)

AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE
México: 4 (Tigres, Monterrey, León e Pachuca)
Estados Unidos: 1 (Seattle Sounders)

EUROPA
Espanha: 2 (todos do Real Madrid)
Inglaterra: 2 (Manchester City e Chelsea)
Alemanha: 1 (Bayern de Munique)

ÁSIA
Japão: 2 (Kashima Antlers e Urawa Red Diamons)
Arábia Saudita: 1 (Al-Hilal)
Emirados Árabes: 1 (Al Ain)
Coreia do Sul: 1 (Ulsan HD)

ÁFRICA
Egito: 3 (todos do Al Ahly)
Marrocos: 1 (Wydad)
Tunísia: 1 (Espérance de Tunis)

Continua após a publicidade

OCEANIA
Nova Zelândia: 4 (3 do Auckland City e 1 do Team Wellington)
Nova Caledônia: 1 (Hienghène Sport)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes