Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Gols, títulos e mais: o que Vini e rivais fizeram para ganhar Bola de Ouro

A Bola de Ouro, o mais antigo e respeitado prêmio de melhor jogador de futebol do planeta, será entregue nesta segunda-feira, em uma cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris.

E, desta vez, o favorito para conquistar o troféu mais cobiçado da festa é um brasileiro: Vinícius Júnior.

Mas o fim do jejum de 17 anos sem vitória do futebol pentacampeão mundial no prêmio não é bem uma barbada. O astro do Real Madrid tem sim adversários que podem impedir sua chegada ao Olimpo da bola.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo um resumo do que Vini e seus principais rivais fizeram ao longo da temporada 2023/24 para merecerem brigar pela Bola de Ouro.

VINÍCIUS JR.
24 anos, atacante
Brasileiro, Real Madrid (ESP)
49 jogos, 26 gols, 12 assistências

O que ele fez? Foi o jogador mais decisivo da conquista da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid. Vini brilhou na hora certa e teve participação marcante em todas as rodadas de mata-matas. O brasileiro fez gol nas oitavas de final (RB Leipzig), na semifinal (Bayern de Munique) e também na decisão (Borussia Dortmund). Para completar, contra o Manchester City, nas quartas, embora não tenha balançado a rede, deu show e deu duas assistências.

RODRI
28 anos, volante
Espanhol, Manchester City (ING)
63 jogos, 12 gols, 15 assistências

Imagem
Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

O que ele fez? Deve ser o grande rival de Vini pela Bola de Ouro. O espanhol chega à disputa credenciado pelo fato de ter vencido o principal campeonato nacional do mundo (Premier League inglesa) e também o grande torneio de seleções da temporada (Eurocopa), esse último com direto a prêmio de melhor jogador do torneio. Embora não decida tantos jogos quanto os outros candidatos, Rodri é visto como pilar do sucesso do Manchester City e da Espanha.

Continua após a publicidade

JUDE BELLINGHAM
21 anos, meia
Inglês, Real Madrid (ESP)
54 jogos, 27 gols, 17 assistências

Imagem
Imagem: Angel Martinez/Getty Images

O que ele fez? O grande nome da primeira metade da temporada. Até dezembro, Bellingham só não fez chover com o Real: cansou de decidir jogos e foi essencial para a equipe se consolidar como candidata ao título espanhol (que acabou conquistando). O problema é que o camisa 5 caiu assustadoramente de rendimento na reta final de 2023/24, justamente no momento em que as competições são decididas e os torcedores prestam mais atenção. Aí, acabou atropelado por Vini.

KYLIAN MBAPPÉ
25 anos, atacante
Francês, Paris Saint-Germain (FRA)
62 jogos, 52 gols, 21 assistências

Imagem
Imagem: Catherine Ivill - AMA/Getty Images

O que ele fez? Embora tenha se transferido para o Real na última janela de transferências, o astro francês concorre pelo que fez quando ainda atuava no PSG. Mbappé teve uma temporada praticamente perfeita no cenário local, com título e artilharia da Ligue 1. No entanto, isso não deve ser suficiente para consagrá-lo como melhor do mundo. O atacante precisava de um título mais pesado, mas ficou no quase (parou nas semifinais) na Champions e na Euro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes