Quem é Rodri, o discreto volante espanhol eleito melhor jogador do mundo?
Rodrigo Hernández Cascante, o novo melhor jogador do mundo, é uma figura incomum no meio do futebol.
O volante de 28 anos, que conquistou nesta segunda-feira a primeira Bola de Ouro da sua carreira, vive longe da badalação, não tem conta em nenhuma rede social e até possui diploma de ensino superior (é formado em administração).
Até nas vestimentas, Rodri não parece com os seus contemporâneos do mundo da bola. Não são raras as partidas do Manchester City e da Espanha em que ele é o único atleta com a camisa para dentro dos calções, como se usava no passado.
O grandalhão de 1,90 m superou o favoritismo de Vinícius Júnior (Real Madrid) e conquistou a mais respeitada condecoração individual do futebol em uma temporada em que se sagrou campeão inglês por seu clube e vencedor da Eurocopa pela seleção.
Vitória de Madri, não do Real
O vencedor da Bola de Ouro é natural de Madri. Mas, apesar de ter nascido na capital espanhola, ele jamais vestiu a camisa do Real.
Rodri começou a carreira no Rayo Majadahonda, time da região metropolitana madrilenha. Aos 11, transferiu-se para as categorias de base do Atlético onde ficou até a temporada 2012/13.
Quando estava prestes a chegar no futebol dos adultos, o volante foi dispensado das canteras colchoneras por não possuir o nível exigido de força física. O adolescente, então, transferiu para o Villarreal, onde estreou como profissional.
Em 2018, após já ter se firmado no cenário espanhol, acabou recontratado pelo Atlético de Madri. Mas a segunda passagem pelo clube durou bem pouco. Na temporada seguinte, Pep Guardiola já fez questão de levá-lo ao Manchester City. E aí, sua carreira passou por uma metamorfose completa.
Melhor da história?
Contratado por 70 milhões de euros (R$ 432 milhões) como uma espécie de futura peça de reposição para Fernandinho, o espanhol não demorou para colocar o brasileiro no banco e virar um dos pilares do sucesso do City.
Com Rodri em campo, a equipe de Guardiola se tornou a primeira de toda a história do futebol inglês a emendar quatro títulos consecutivos do campeonato nacional.
Foi também o volante o autor do gol mais importante já feito pelos Citizens em 143 anos de existência: o que decidiu a final da Liga dos Campeões da Europa de 2022/23, contra a Inter de Milão.
Especialmente na Inglaterra, onde Rodri tem vivido os anos mais vitoriosos da sua carreira, já há vários jornalistas e torcedores que elencam o espanhol como o melhor volante de todos os tempos.
Temporada de melhor do mundo?
Na temporada em que se consagrou como vencedor da Bola de Ouro, Rodri disputou 63 partidas oficiais, marcou 12 gols e distribuiu 15 assistências.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberApesar de ter sido novamente campeão da Premier League, o volante não chegou a entrar nem na lista de indicados ao prêmio de melhor jogador do Inglês.
Por outro lado, o espanhol faturou a eleição de craque da Eurocopa, ainda que muita gente conteste esse resultado e defenda que o troféu ficaria melhor nas mãos de alguns dos seus companheiros de seleção, como Lamine Yamal, Dani Olmo ou Fabián Ruiz.
Atualmente, Rodri se recupera de uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Por conta da lesão, sofrida no mês de setembro, ele deve perder todo o restante da temporada e desfalcar o City no Super Mundial de Clubes, que será disputado nos meses de junho e julho, nos EUA.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.