Hegemônico, Brasil venceu 42 dos últimos 54 mata-matas da Libertadores
Atlético-MG e Botafogo têm tudo para confirmarem entre hoje e amanhã mais uma decisão entre dois clubes brasileiros na Copa Libertadores da América.
E basta olhar para a história recente da competição para perceber que o fato de os adversários de River Plate e Peñarol, respectivamente, já terem praticamente decidido os mata-matas semifinais nos jogos de ida não é tão surpreendente assim.
Na soma das últimas cinco edições do torneio continental, as equipes brasileiras venceram quase 80% dos confrontos eliminatórios que tiveram contra estrangeiros.
Desde 2020, foram 54 mata-matas entre uma equipe do país pentacampeão mundial e um time de outra nação sul-americana. A terra dos quase finalistas Atlético-MG e Botafogo ganhou nada menos que 42 desses encontros.
Maior hegemonia do planeta
Como revelado pelo "Blog do Rafael Reis" na semana passada, o futebol brasileiro possui atualmente a maior hegemonia dos torneios de Liga dos Campeões continentais do planeta inteiro.
As cinco últimas Libertadores tiveram o mesmo desfecho e terminaram com um clube do Brasil levantando a taça. O Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, o Palmeiras ficou com o título em 2020 e 2021 e o Fluminense levou a melhor no ano passado.
Nem mesmo México e Nova Zelândia, que costumam dominar o futebol dos seus continentes, vivem hoje uma situação de controle tão gritante assim. Cada um deles venceu quatro das cinco "Champions" mais recentes das quais participam.
Caso Atlético-MG e Botafogo confirmem o favoritismo construído na semana passada e assegurem o sexto título consecutivo brasileiro, eles farão a sexta final 100% verde e amarela da história da Libertadores.
Em 2005, o São Paulo derrotou o Athletico-PR na decisão e, no ano seguinte, foi batido pelo Internacional. Em 2020 e 2021, o Palmeiras superou Santos e Flamengo, respectivamente. Já em 2022, o Fla faturou o título sobre o Athletico-PR.
Ainda atrás
Mesmo ganhando a maioria disparada dos mata-matas recentes e acumulando cinco títulos consecutivos, o futebol brasileiro ainda continua atrás da Argentina no número de conquistas de Libertadores: 25 a 23.
Neste ano, a decisão do principal torneio interclubes da América do Sul está marcada para o estádio Más Monumental, casa do River Plate, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro.
Mesmo com a possibilidade bem real de um confronto entre dois brasileiros, cujas torcidas precisariam encarar uma longa viagem para acompanhar a final, a Conmebol já decidiu que não pretende tirar o jogo do título da capital argentina.
Libertadores - quartas de final (volta)
Hoje - River Plate x Atlético-MG, em Buenos Aires (ARG) (0 a 3 na ida)
Amanhã - Peñarol x Botafogo, em Montevidéu (URU) (0 a 5 na ida)
Deixe seu comentário