Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Novo Salah' brilha na Alemanha, ofusca até Harry Kane e já vale R$ 370 mi

Atacante egípcio que joga por clube de camisa vermelha, briga pela artilharia de um dos campeonatos mais importantes da Europa e promete fazer sucesso na janela de transferências da próxima temporada só existe um, certo?

Que nada. Não é à toa que Omar Marmoush, centroavante do Eintracht Frankfurt, tem sido chamado de "novo Salah" e tratado pela imprensa especializada como um dos nomes a serem acompanhados de perto no futebol europeu em 2024/25.

O centroavante de 25 anos tem média superior a um gol por partida nesta temporada do Campeonato Alemão (nove bolas nas redes em apenas oito rodadas) e divide com Harry Kane o posto de goleador máximo da competição.

Marmoush, aliás, brilhou até mais que o astro inglês no recente encontro entre sua equipe e o Bayern de Munique. No empate por 3 a 3 do começo do mês, o egípcio marcou duas vezes e ainda deu uma assistência.

Quem é Marmoush?

Nascido no Cairo, o atacante que virou sensação da Europa neste começo de temporada estreou como profissional quando tinha apenas 17 anos e foi vendido pelo pequeno Wadi Degla, do Egito, para o Wolfsburg assim que atingiu a maioridade.

Só que Marmoush não brilhou de imediato na Alemanha. Muito pelo contrário: passou três temporadas atuando exclusivamente pela equipe B do clube da Volkswagen e ainda foi emprestado a St. Pauli e Stuttgart para ganhar experiência.

Foi nesse segundo ano emprestado que o atacante começou a ter algum destaque. No Stuttgart, ele chegou a vencer dois prêmios de "novato do mês" da Bundesliga e começou a frequentar as convocações da seleção egípcia.

No começo da temporada passada, o Frankfurt aproveitou o fim do contrato de Marmoush com o Wolfsburg e o contratou sem precisar pagar pelos direitos econômicos. A resposta do jogador por esse "voto de confiança" foi entregar 17 gols logo no ano de estreia.

Continua após a publicidade

'Novo Salah'

As frequentes comparações com Mohamed Salah estão mais ligadas ao fato de Marmoush ser o líder técnico da nova geração do Egito do que por semelhanças no estilo de jogo com o astro do Liverpool.

Ao contrário do compatriota que já foi três vezes artilheiro da Premier League inglesa, o camisa 7 do Frankfurt atua preferencialmente pela faixa central do ataque. Ele até pode ser escalado como ponta direita, posição onde Salah se consagrou, mas seu melhor rendimento tem sido como centroavante.

Os dois, aliás, costumam jogar juntos na seleção egípcia. Marmoush é hoje titular absoluto da equipe norte-africana e uma das suas principais esperanças para conquistar a classificação para a Copa do Mundo-2026.

Inglaterra à vista

Caso Salah não se transfira para a Arábia Saudita na próxima temporada, é bem possível que ele tenha Marmoush como companheiro de time (ou adversário direto de Premier League) a partir do segundo semestre de 2025.

Continua após a publicidade

O nome do centroavante tem sido bastante comentado na imprensa inglesa como alguém que deve desembarcar por lá em breve, especialmente entre os jornalistas que cobrem Liverpool (clube do maior jogador do Egito) e Manchester United.

A expectativa é que a possível transferência do artilheiro do Alemão alcance a marca de até 60 milhões de euros (R$ 373,4 milhões), o que faria dele a maior venda da história do Frankfurt.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes