Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Um mês sem jogar: por que Endrick parou de ser utilizado pelo Real Madrid?

Principal novidade brasileira na elite do futebol europeu nesta temporada, Endrick completa neste sábado um mês inteiro sem ir a campo pelo Real Madrid.

Não, o adolescente de 18 anos não está machucado e nem tem sido preservado para evitar algum problema físico. Ele simplesmente parou de ser aproveitado pelo técnico Carlo Ancelotti, que está lhe dando um belo "chá de banco de reservas".

A última partida do atacante pela equipe espanhola foi a derrota por 1 a 0 para o Lille, pela Champions. Depois, os atuais campeões europeus tiveram mais quatro compromissos oficiais (contra Villarreal, Celta, Borussia Dortmund e Barcelona) sem que o camisa 16 fosse acionado por um minuto sequer.

Durante todo esse período, Endrick só disputou dois jogos, ambos pela seleção brasileira. Ele foi utilizado nos minutos finais das vitórias sobre Chile e Peru, pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2026.

Por que Endrick perdeu espaço?

O sumiço do garoto formado nas categorias de base do Palmeiras tem mais a ver com o momento delicado que o Real está atravessando do que propriamente com o futebol que o atacante tem apresentado.

A equipe merengue perdeu ou teve dificuldades para conquistar a vitória em todos os jogos disputados ao longo do último mês. Por isso, Ancelotti tem optado por utilizar mais seus atletas experientes, que já possuem casca grossa para lidar com adversidades, e diminuído a minutagem da "garotada".

É claro que se Endrick estivesse "comendo a bola", o técnico do Real certamente abriria uma exceção a essa política e lançaria o brasileiro mesmo em um momento difícil. Mas a decisão do italiano já poupou o jogador de precisar encarar o trauma de uma goleada por 4 a 0 no clássico contra o Barcelona, em pleno Santiago Bernabéu, como a ocorrida no último fim de semana.

Continua após a publicidade

Como tem sido a temporada de Endrick?

O curioso é que, antes de uma virar uma "estátua" no banco madrileño, o brasileiro vinha de uma sequência de nove partidas consecutivas sendo aproveitado. A partida contra o Lille, justamente a última da série, foi também a primeira (e única) vez em que ele foi escalado como titular.

Considerando todas as oportunidades que recebeu até o momento, Endrick soma 107 minutos com a camisa do Real na temporada.

O brasileiro já marcou dois gols em seu ano de estreia no futebol europeu: um no Campeonato Espanhol (contra o Valladolid) e outro logo em seu primeiro jogo de Champions (frente o Stuttgart).

Mais complicado que o esperado

Graças também à goleada sofrida ante o arquirrival, o Real já está seis pontos atrás do Barcelona na classificação do Campeonato Espanhol.

Continua após a publicidade

Vice-líder, o time de Endrick somou 24 pontos nas 11 primeiras rodadas da competição, contra 30 da equipe catalã, que tem uma campanha quase perfeita até o momento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.