Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

James revive São Paulo e vira decepção também em time pequeno da Espanha

Bastaram dois meses de Rayo Vallecano foram suficientes para James Rodríguez começar a repetir na Espanha o roteiro da sua recente passagem pelo São Paulo.

Anunciado com pompa pelo modesto clube de Madri no finalzinho de agosto, depois de brilhar com a seleção colombiana na última Copa América, o meia já tem sido tratado como decepção pelos torcedores locais.

O camisa 10 ainda não conseguiu conquistar um lugar no time dirigido por Iñigo Pérez, não fez gol e nem deu assistências até o momento e, no último fim de semana, sequer foi lembrado pelo treinador: passou 90 minutos sentadinho no banco de reservas à espera de uma chance que não veio.

Só um jogo como titular

Os números do início de trajetória de James no Rayo são bem modestos. Nesses pouco mais de 60 dias de clube, ele disputou apenas cinco partidas. E, em quatro delas, não chegou nem a ficar meia-hora em campo.

O colombiano só foi escalado como titular em uma única oportunidade, no empate por 1 a 1 com o Leganés, no dia 28 de setembro. Sem produzir nada de muito importante em campo, acabou substituído no meio do segundo tempo.

O meia ainda passou duas partidas inteiras no banco (ante Girona e Alavés, no sábado passado) e sequer foi relacionado em mais três compromissos por não estar nas condições físicas consideradas ideais.

Já virou rotina

A situação de James no Rayo é bem semelhante à que ele experimentou no São Paulo e também nos outros clubes por onde passou desde que deixou de frequentar os elencos mais milionários do mundo (Everton, Al-Rayyan e Olympiacos).

Continua após a publicidade

Em todos esses times, o camisa 10 foi contratado como um "jogador especial", alguém com talento muito acima da média e que poderia fazer uma enorme diferença dentro de campo. Só que a realidade acaba sendo bem diferente desse planejamento.

Sempre em meio a problemas físicos e com dificuldade para alcançar a melhor forma, o colombiano deixa logo de lado o papel de esperança para se transformar em uma amarga decepção.

No São Paulo, James durou cerca de um ano. Entre julho de 2023 e o meio da atual temporada, o meia esteve em campo 22 vezes, marcou dois gols e deu quatro passes para seus companheiros balançarem as redes.

Não precisa de James

Apesar de James ser o reforço mais badalado do Rayo para esta temporada, seu insucesso não tem atrapalhado em nada os planos do clube.

Por enquanto, a equipe da capital espanhola tem se mantido longe da zona de rebaixamento da La Liga. Pelo contrário, com 16 pontos conquistados em 11 rodadas e na nona colocação, pode até sonhar com uma classificação para alguma competição europeia (algo que só aconteceu em 2000/01).

Continua após a publicidade

Como seu compromisso previsto para este fim de semana (contra o Villarreal) foi adiado devido a um temporal que matou pelo menos 150 pessoas na Espanha, o time de James só jogará novamente no dia 8, frente o Las Palmas, em Madri.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes