Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Libertadores: Brasil decola e pode chegar a recorde de títulos já em 2025

Em 2025, o futebol brasileiro poderá enfim alcançar a Argentina no posto de maior campeão da história da Copa Libertadores da América.

Com a definição de que Atlético-MG e Botafogo farão a final deste ano, o país pentacampeão mundial já sabe que trará para casa o seu 24º troféu da principal competição interclubes do continente, o sexto consecutivo.

Assim, a terra de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Ronaldinho ficará a apenas uma conquista da nação de Diego Maradona, Lionel Messi e Alfredo di Stéfano e, consequentemente, do recorde de títulos.

Ou seja, o empate no topo do ranking dos maiores campeões poderá ser atingido já na próxima temporada.

Maior hegemonia do mundo

A perseguição brasileira ao recorde da Argentina vem ganhando força desde a década de 1990, mas se intensificou nos últimos anos com o domínio recente construído pelo país na Libertadores.

As cinco últimas edições do torneio tiveram o mesmo desfecho e terminaram com um clube do Brasil levantando a taça, assim como acontecerá neste ano. O Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, o Palmeiras ficou com o título em 2020 e 2021 e o Fluminense levou a melhor na temporada passada.

Nenhuma outra competição continental no formato de Liga dos Campeões, como é a Libertadores, possui atualmente uma hegemonia tão longa e gritante quanto a do futebol canarinho no cenário sul-americano.

Nem mesmo México e Nova Zelândia, que costumam dominar o futebol dos seus continentes, vivem hoje uma situação de controle tão gritante assim. Cada um deles venceu quatro das cinco "Champions" mais recentes das quais participam.

Continua após a publicidade

Além do número de títulos, o Brasil ostenta ainda a expressiva marca de quase 80% de sucesso em mata-matas contra times estrangeiros nos últimos cinco anos de Libertadores.

Com as vitórias de Atlético-MG e Botafogo sobre River Plate e Peñarol, respectivamente, os clubes do país saíram vencedores de nada menos que 44 dos últimos 56 confrontos eliminatórios frente a equipes de outras nações dos quais participaram.

Festa na casa deles

Para completar a festa brasileira na Libertadores, desta vez ela acontecerá justamente em um palco argentino.

A final do torneio continental, marcada para o dia 30 de novembro, está agendada para o estádio Más Monumental, casa do River Plate, em Buenos Aires.

Até houve rumores de que a Conmebol poderia trocar o local da decisão para facilitar a vida dos torcedores brasileiros e evitar um possível fracasso de público. Mas a entidade descartou essa possibilidade e bancou a decisão.

Continua após a publicidade

Esta será a primeira vez que um clube brasileiro irá festejar um título de Libertadores na Argentina desde que o Grêmio venceu as duas partidas da decisão contra o Lanús, em 2017, e levantou o troféu na região metropolitana da capital portenha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes