Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Corinthians da Áustria' só apanha na Champions; conheça o Sturm Graz

O "Corinthians" é um dos seis times que só perderam nas três primeiras rodadas desta edição da Liga dos Campeões da Europa.

Não, é claro que os comandados de Ramón Díaz não estão participando da Champions. Afinal, como o próprio nome da competição diz, ela é uma exclusividade para clubes do Velho Continente.

O "Corinthians" que tem mandado mal na competição interclubes mais badalada do planeta e que visita o Borussia Dortmund, hoje, pela quarta rodada da fase de liga, não tem bem esse nome.

Na verdade, ele se chama Sturm Graz, é o atual campeão austríaco e joga a etapa principal do torneio da Uefa pela quarta vez na história. Mas, entre os torcedores brasileiros, não é raro ver alguém chamá-lo de "Corinthians da Áustria".

'Corinthians da Áustria'

Basta dar uma olhada no escudo do Sturm Graz para entender o apelido. O distintivo da equipe austríaca é quase idêntico a uma versão antiga do símbolo do Corinthians, o que foi usado nas décadas de 1920 e 1930 (um círculo com bordas pretas com a bandeira do estado de São Paulo no centro).

Assim como o time brasileiro, o participante da Champions também tem uniforme alvinegro e uma história ligada a movimentos populares -foi fundado em 1909, como o time oficial dos trabalhadores da cidade da Graz.

Atualmente, o Sturm Graz lidera o Campeonato Austríaco, com 26 pontos conquistados em 12 rodadas. Na Champions, no entanto, só perdeu até o momento: caiu ante Brest, Brugge e Sporting.

Seu principal jogador é o centroavante dinamarquês Mika Biereth, que está emprestado pelo Arsenal. Atualmente, não há nenhum brasileiro no seu elenco.

Continua após a publicidade

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Champions League - 4ª rodada da fase de liga

Hoje, às 14h45 - Slovan Bratislava x Dínamo de Kiev, em Bratislava (EVQ)
Hoje, às 14h45 - PSV Eindhoven x Girona, em Eindhoven (HOL)
Hoje, às 17h - Borussia Dortmund x Sturm Graz, em Dortmund (ALE)
Hoje, às 17h - Celtic x RB Leipzig, em Glasgow (ESC)
Hoje, às 17h - Real Madrid x Milan, em Madri (ESP)
Hoje, às 17h - Lille x Juventus, em Lille (FRA)
Hoje, às 17h - Liverpool x Bayer Leverkusen, em Liverpool (ING)
Hoje, às 17h - Sporting x Manchester City, em Lisboa (POR)
Hoje, às 17h - Bologna x Monaco, em Bolonha (ITA)
Amanhã, às 14h45 - Shakhtar Donetsk x Young Boys, em Gelsenkichen (ALE)
Amanhã, às 14h45 - Brugge x Aston Villa, em Bruges (BEL)
Amanhã, às 17h - Feyenoord x Red Bull Salzburg, em Roterdã (HOL)
Amanhã, às 17h - Paris Saint-Germain x Atlético de Madri, em Paris (FRA)
Amanhã, às 17h - Bayern de Munique x Benfica, em Munique (ALE)
Amanhã, às 17h - Sparta Praga x Brest, em Praga (TCH)
Amanhã, às 17h - Estrela Vermelha x Barcelona, em Belgrado (SER)
Amanhã, às 17h - Inter de Milão x Arsenal, em Milão (ITA)
Amanhã, às 17h - Stuttgart x Atalanta, em Stuttgart (ALE)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes