Melhor do mundo? Raphinha já deixa para trás Vini Jr., Mbappé e Haaland
Onze gols e nove assistências em 15 partidas. Os números do início de temporada de Raphinha são melhores que os de Kylian Mbappé, Vinícius Júnior e Erling Haaland, três nomes sempre lembrados como candidatos a prêmios de melhor jogador do mundo.
Entre todos os atletas que atuam nas cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), somente Harry Kane (Bayern de Munique) e Omar Marmoush (Eintracht Frankfurt) participaram ativamente de mais jogadas que terminaram com a bola nas redes em 2024/25.
O melhor momento da carreira de Raphinha, ora atuando como ponta, como jogou quase sempre desde que se profissionalizou, ora fazendo as vezes de camisa 10, ajudou o Barça a se transformar no time da moda do futebol europeu.
Com direito a uma goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, no caminho, a equipe catalã já abriu nove pontos de vantagem sobre o arquirrival na liderança do Campeonato Espanhol.
Classificação e jogos
Já na Champions, aplicou um sonoro 4 a 1 sobre o poderoso Bayern de Munique, somou seis pontos nas três primeiras rodadas e hoje visita o Estrela Vermelha para completar sua participação na metade inicial da fase de liga.
Melhor do mundo
De acordo com avaliação feita pelo "Sofascore", plataforma de inteligência artificial que transforma as estatísticas produzidas dentro de campo em notas que avaliam o desempenho de cada jogador, Raphinha pode sim se considerar como uma espécie de pré-candidato a melhor jogador da temporada.
O camisa 11 do Barcelona divide com Harry Kane a primeira colocação do ranking de grandes nomes de 2024/25 (novamente, considerando apenas o escalão mais alto do futebol europeu).
Segundo o "Sofascore", tanto o brasileiro quanto centroavante inglês têm média de 8,14 nesta temporada. Os dois são os únicos jogadores com nota acima de 8 até o momento -Vinícius Júnior, por exemplo, tem 7,52.
Nova Champions
A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.
A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.
Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.
O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.
Champions League - 4ª rodada da fase de liga
Ontem - Slovan Bratislava 1 x 4 Dínamo de Kiev, em Bratislava (EVQ)
Ontem - PSV Eindhoven 4 x 0 Girona, em Eindhoven (HOL)
Ontem - Borussia Dortmund 1 x 0 Sturm Graz, em Dortmund (ALE)
Ontem - Celtic 3 x 1 RB Leipzig, em Glasgow (ESC)
Ontem - Real Madrid 1 x 3 Milan, em Madri (ESP)
Ontem - Lille 1 x 1 Juventus, em Lille (FRA)
Ontem - Liverpool 4 x 0 Bayer Leverkusen, em Liverpool (ING)
Ontem - Sporting 4 x 1 Manchester City, em Lisboa (POR)
Ontem - Bologna 0 x 1 Monaco, em Bolonha (ITA)
Hoje, às 14h45 - Shakhtar Donetsk x Young Boys, em Gelsenkichen (ALE)
Hoje, às 14h45 - Brugge x Aston Villa, em Bruges (BEL)
Hoje, às 17h - Feyenoord x Red Bull Salzburg, em Roterdã (HOL)
Hoje, às 17h - Paris Saint-Germain x Atlético de Madri, em Paris (FRA)
Hoje, às 17h - Bayern de Munique x Benfica, em Munique (ALE)
Hoje, às 17h - Sparta Praga x Brest, em Praga (TCH)
Hoje, às 17h - Estrela Vermelha x Barcelona, em Belgrado (SER)
Hoje, às 17h - Inter de Milão x Arsenal, em Milão (ITA)
Hoje, às 17h - Stuttgart x Atalanta, em Stuttgart (ALE)
Deixe seu comentário