Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

2.676 jogos: Botafogo tem o elenco 'mais europeu' do Brasil; veja o top 10

Líder do Campeonato Brasileiro e finalista da Copa Libertadores da América, o Botafogo tem uma bela de uma experiência internacional como trunfo para encerrar a temporada com os troféus tão desejados.

A equipe dirigida pelo português Artur Jorge possui o "elenco mais europeu" do futebol pentacampeão mundial.

Nada menos que 20 jogadores que hoje vestem a camisa alvinegra já tiveram alguma experiência do lado de lá do Oceano Atlântico. E eles somam nada menos que 2.676 partidas oficiais disputadas por clubes da Europa, segundo levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis" a partir de dados disponibilizados pelo "Transfermarkt".

Grêmio (2.500 jogos) e São Paulo (2.361) aparecem na sequência no ranking dos times da Série A com elencos de maior experiência no Velho Continente. Corinthians, Vasco e Atlético-MG também possuem grupos de jogadores que atuaram mais de 2 mil vezes por lá.

É método

O fato de o Botafogo ter o time com maior bagagem europeia no futebol brasileiro não é coincidência, mas sim uma política da administração de John Textor.

Para conseguir fazer frente a Palmeiras e Flamengo, que vêm dominando o cenário nacional nos últimos tempos, o investidor norte-americano resolveu montar um elenco acostumado a atuar nos principais campeonatos do planeta e que pudesse trazer para o Brasil o que está rolando de melhor na elite da bola.

O jogador com maior experiência no Velho Continente do grupo botafoguense é o volante Allan, ex-seleção que disputou 365 partidas por Napoli (Itália), Udinese (Itália) e Everton (Inglaterra) ao longo da carreira.

Palmeiras foge à regra

Enquanto a maioria dos clubes mais poderosos do Brasil tem enchido seus elencos de atletas de passaram parte das suas trajetórias em gramados europeus, o Palmeiras adota uma outra política.

Continua após a publicidade

O principal adversário do Botafogo na briga pelo título da Série A (quatro pontos separam líder do vice-líder) não tem nem 700 jogos de experiência no Velho Continente na soma de todo o seu elenco.

E quase 70% dessa bagagem vem de um único jogador: o meia-atacante Felipe Anderson, contratado na janela de julho, que passou 11 anos no futebol europeu (Itália, Inglaterra e Portugal) até ser repatriado.

Elencos 'mais europeus' do Brasileirão

1 - Botafogo: 2.676 jogos
2 - Grêmio: 2.500 jogos
3 - São Paulo: 2.361 jogos
4 - Corinthians: 2.317 jogos
5 - Vasco: 2.206 jogos
6 - Atlético-MG: 2.171 jogos
7 - Flamengo: 2.147 jogos
8 - Internacional: 1.997 jogos
9 - Fluminense: 1.531 jogos
10 - Criciúma: 1.383 jogos

Fonte: Transfermarkt

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes