Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasileirão cede 41 jogadores na Data Fifa; Botafogo lidera as convocações

Um total de 41 jogadores em atividade na primeira divisão do Campeonato Brasileiro irão vestir a camisa de alguma seleção principal nesta Data Fifa.

Além de Weverton, Léo Ortiz, Guilherme Arana, Gerson, Estêvão, Luiz Henrique e Igor Jesus, convocados por Dorival Júnior para os jogos contra Venezuela e Uruguai, outros 34 atletas de 11 nacionalidades diferentes foram chamados por seus países de origem.

Em meio ao processo de ruptura de tradição que tem ganhado força por aqui nos últimos meses, as equipes sul-americanas não serão as únicas que receberão reforços oriundos do futebol brasileiro. Angola (Bastos), Costa Rica (Joel Campbell) e Irlanda do Norte (Jamal Lewis) também terão jogadores que atuam no país pentacampeão mundial.

O número de convocados em atividade na elite brasileira é pouco maior que o da Data Fifa passada. Em outubro, os clubes da Série A cederam 39 jogadores (dois a menos que agora) para as seleções.

Botafogo na frente

Pela segunda Data Fifa consecutiva, o Botafogo é o clube brasileiro com mais jogadores convocados pelas seleções.

Depois de dividir a primeira colocação do ranking com o Flamengo em outubro, o líder do Brasileirão e finalista da Copa Libertadores da América agora aparece sozinho no topo, com seis atletas chamados.

Além de Luiz Henrique e Igor Jesus, novamente lembrados por Dorival Júnior, a equipe alvinegra irá ceder parte do seu elenco para Angola (Bastos), Paraguai (Gatito Fernández) e Argentina (Thiago Almada).

No total, 15 dos 20 participantes da Série A do Brasileirão tiveram pelo menos um atleta convocado para os compromissos internacionais deste mês.

Continua após a publicidade

Athletico-PR, Cruzeiro, Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória são os únicos clubes que foram ignorados pelas convocações e que, consequentemente, continuarão com elenco completo até meados da próxima semana.

Impacto pequeno

A convocação de quatro dezenas de jogadores em atividade no Brasileirão não terá tanto impacto assim no andamento do futebol nacional.

Afinal, durante todo o período da Data Fifa, haverá a disputa de somente um jogo da Série A: Athletico-PR e Atlético-MG, no sábado, que originalmente deveria ter acontecido em julho.

A 34ª rodada do Brasileirão terá início na próxima quarta-feira, 20 de novembro, um dia depois do período reservado para os compromissos das seleções.

Por conta do pouco período de descanso para os jogadores, os times que foram a campo logo na abertura da jornada podem até precisar dar descanso para alguns dos seus convocados -só Vasco, Internacional, Fluminense e Fortaleza atuam na quinta e estão livres desse problema.

Continua após a publicidade

Os convocados de cada clube

BOTAFOGO (6): Bastos (ANG), Gatito Fernández (PAR), Igor Jesus (BRA), Jefferson Savarino (VEN), Luiz Henrique (BRA) e Thiago Almada (ARG)
FLAMENGO (5): Erick Pulgar (CHI), Gerson (BRA), Gonzalo Plata (EQU), Guillermo Varela (URU) e Léo Ortiz (BRA)
ATLÉTICO-MG (4): Alan Franco (EQU), Eduardo Vargas (CHI), Guilherme Arana (BRA) e Júnior Alonso (PAR)
PALMEIRAS (4): Estêvão (BRA), Gustavo Gómez (PAR), Richard Ríos (COL) e Weverton (BRA)
CORINTHIANS (3): Ángel Romero (PAR), Félix Torres (EQU) e José Martínez (VNZ)
GRÊMIO (3): Alexander Aravena (CHI), Mathías Villasanti (PAR) e Yeferson Soteldo (VNZ)
INTERNACIONAL (3): Enner Valencia (EQU), Rafael Santos Borré (COL) e Sergio Rochet (URU)
SÃO PAULO (3): Damián Bobadilla (PAR), Jamal Lewis (IRN) e Nahuel Ferraresi (VNZ)
BAHIA (2): Luciano Rodríguez e Santiago Arias (COL)
CRICIÚMA (2): Miguel Trauco (PER) e Wilker Ángel (VNZ)
FORTALEZA (2): Benjamín Kuscevic (CHI) e Kervin Andrade (VNZ)
ATLÉTICO-GO (1): Joel Campbell (CRI)
CUIABÁ (1): Isidro Pitta (PAR)
FLUMINENSE (1): John Arias (COL)
VASCO (1): Puma Rodríguez (URU)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes