Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Zagueiro de seleção larga futebol para evitar pecado e viver na religião

Integrante da seleção suíça que disputa as eliminatórias da Eurocopa sub-21, o zagueiro Silvan Wallner provocou surpresa nesta semana ao anunciar sua aposentadoria precoce dos gramados.

O defensor do Blau Weiss Linz, da primeira divisão da Áustria, decidiu abandonar imediatamente o futebol profissional por considerar que ele é incompatível com suas obrigações religiosas e o força a cometer um pecado.

Waller resolveu que irá guardar os sábados, prática recorrente em algumas religiões cristãs, como a adventista, e dedicar esse dia exclusivamente a afazeres da fé.

"Sou um cristão devoto e leio a Bíblia. Quero seguir Jesus Cristo, e o dia bíblico de descanso tornou-se importante para mim. Isso significa que, a partir de agora, não quero jogar futebol aos sábados. É a minha convicção pessoal que cheguei nos últimos dias", publicou o zagueiro em suas redes sociais.

Apesar de ter contratado Wallner há somente dois meses, o Blau Weiss Linz acatou a decisão do jogador e o até o liberou de pagar a multa rescisória prevista no contrato. O vínculo foi encerrado em mútuo acordo no último domingo.

"Fiquei muito surpreso com esse fim de carreira. Eu não esperava isso de um jogador tão jovem, que sempre pareceu tão estável. Tudo deveria ter limites. Futebol também se joga nos finais de semana. Mas se ele não quer e acha que é o caminho certo a seguir, temos que respeitar", afirmou o diretor esportivo Milos Malenovic.

Melhor momento da carreira

A decisão de encerrar a carreira veio justamente no melhor momento da carreira de Wallner, quando seu nome começou a ser tratado como uma possibilidade para a seleção adulta da Suíça.

O zagueiro de 22 anos foi revelado nas categorias de base do Zurique e chegou a ser emprestado ao Wil durante uma temporada até ter ser seus direitos econômicos comprados e se transferir para a Áustria.

Continua após a publicidade

O defensor disputou apenas cinco jogos pelo Blau Weiss Linz e vinha sendo titular da equipe até optar por abandonar o futebol para priorizar a religião.

Wallner começou a ser convocado pelas seleções suíças de base na categoria sub-17 e, desde então, não parou mais de ser chamado. Nas eliminatórias da Euro sub-21, atuou pela última vez contra a Albânia, em setembro.

Já aconteceu no Brasil

Apesar de não ser algo que se vê todo dia, a escolha feita pelo zagueiro de priorizar a religião em detrimento do futebol também está longe de ser inédita.

Em 2016, o goleiro Vitor, então destaque do Londrina e que negociava uma transferência para a Chapecoense, resolveu que não jogaria e nem treinaria mais aos sábados depois de se batizar na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A escolha praticamente inviabilizou sua permanência no futebol profissional. O clube que defendia e no qual era ídolo optou por não renovar seu vínculo, e Vitor teve apenas rápidas passagens por três equipes pequenas (PSTC, Olimpia e Jacuipense) nos anos seguintes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.