Quem é o ex-Barcelona que pode ser 1º reforço do Palmeiras para 2025?
Um ex-jogador do Barcelona pode ser o primeiro reforço do Palmeiras para a próxima temporada.
O zagueiro argentino Santiago Ramos Mingo, que passou duas temporadas e meia na Catalunha e hoje joga pelo Defensa y Justicia, está na lista de desejos de Abel Ferreira para 2025.
De acordo com diferentes veículos da imprensa argentina, o Palmeiras já entrou em contato com o clube da região metropolitana de Buenos Aires para sondar a possibilidade de uma transferência na janela de janeiro.
O atual bicampeão brasileiro ainda não chegou a apresentar uma proposta por Ramos Mingo. No entanto, estima-se que seja necessário algo em torno de 5 milhões de euros (R$ 30,5 milhões) para contratar o jogador.
Quem é Ramos Mingo?
O alvo do Palmeiras foi formado nas categorias de base do Boca Juniors, mas se transferiu para a Espanha antes mesmo de ir a campo pela primeira vez como profissional.
Ramos Mingo foi jogador do Barcelona entre fevereiro de 2020 e julho de 2022. Ele só jogou pelo time B do clube (foi companheiro dos hoje titulares Iñaki Peña e Alejandro Balde), mas chegou a ser relacionado para o banco em três rodadas do Campeonato Espanhol.
Sem perspectivas de subir de vez para o elenco principal, o argentino acabou liberado para jogar no Eupen, da Bélgica. Seis meses depois, retornou à América do Sul para atuar, primeiro por empréstimo, no Defensa y Justicia.
De volta para casa, Ramos Mingo viu seu futebol decolar. No primeiro semestre, ainda passou mais tempo no banco de reservas do que em campo. Mas, a partir de julho de 2023, não saiu mais do time.
Na atual temporada, fez 36 partidas e só ficou de fora quando estava machucado ou suspenso. Apesar do ano tenebroso do Defensa y Justicia, 23º colocado dentre 28 participantes do Campeonato Argentino, conseguiu se salvar.
E a maior prova disso é que o Palmeiras tem concorrência pesada para contratar o zagueiro. O técnico Marcelo Gallardo está louquinho para contar com o jogador e já pediu à diretoria do River Plate para tratar sua contratação como prioridade para o próximo ano.
Reposição tardia
A possível contratação de Ramos Mingo serviria como uma espécie de reposição tardia para a saída de Luan, que se transferiu para o Tigres (MEX) na janela do meio do ano.
Na prática, quem acabou suprindo o buraco deixado pelo ex-camisa 13 no grupo de jogadores foi o garoto Vitor Reis. No entanto, o jovem de 18 anos não deve ter vida longa no Allianz Parque, já que sofre forte assédio de gigantes europeus, especialmente do Real Madrid.
Em 2025, além dos torneios habituais que disputa todos os anos, o Palmeiras terá um calendário mais gordo devido à participação na edição de estreia do Super Mundial de Clubes da Fifa, que será jogado nos meses de junho e julho, nos Estados Unidos.