Perri desbanca ídolo do Lyon, brilha na França e volta à briga por seleção
A seleção brasileira pode ganhar uma nova velha opção para o gol visando aos compromissos do próximo ano e a hora da verdade nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026.
Depois de desaparecer das convocações da equipe canarinho em 2024 e até ser tratado como uma carta fora do baralho por Dorival Júnior, Lucas Perri está novamente no radar da CBF.
Em sua segunda temporada na França, a primeira desde o início, o ex-Botafogo conseguiu assumir a posição de titular do Lyon e já tem sido tratado como um dos melhores goleiros da Ligue 1.
Ótimo momento
No último fim de semana pré-Data Fifa, o brasileiro teve uma atuação de gala no clássico contra o Saint-Étienne. Perri fez nada menos que seis defesas consideradas difíceis na vitória por 1 a 0 da sua equipe e ganhou o prêmio de melhor jogador em campo.
Classificação e jogos
O momento de consolidação na Europa contrasta bastante com a experiência vivida no semestre passado, que lhe custou a vaga na seleção.
Destaque do Botafogo que quase conquistou o título brasileiro em 2023, Perri foi transferido para o Lyon em janeiro para atender os planos do investidor norte-americano John Textor, dono dos dois clubes.
Mas o goleiro chegou ao Vellho Continente em um momento em que o time lutava contra o rebaixamento e teve poucas oportunidades. No campeonato nacional, ele não saiu nenhuma vez do banco de reservas. Suas únicas chances foram mesmo na Copa da França, competição em que disputou quatro partidas, inclusive a final contra o Paris Saint-Germain — derrota por 2 a 1.
Mesmo sem espaço entre os titulares, Perri não quis seguir o mesmo caminho do zagueiro Adryelson, seu companheiro que retornou ao Botafogo no fim da temporada na França, e decidiu insistir mais um pouco por lá.
Essa insistência foi premiada. O técnico Pierre Sage aproveitou a nova temporada para barrar o veterano português Anthony Lopes, ídolo do clube e dono da posição durante os últimos dez anos, e apostar no brasileiro.
Perri agarrou a chance e não soltou mais. O camisa 23 foi titular em 14 dos 15 jogos do Lyon em 2024/25. E, na única partida em que não atuou (contra o Hoffenheim, pela Liga Europa), só ficou no banco porque o treinador decidiu levar a campo um time reserva.
Volta à seleção?
Com a carreira novamente nos trilhos, Perri agora retorna também à briga por uma das três vagas normalmente destinadas a goleiros na seleção.
Atualmente, os preferidos de Dorival para a posição são Ederson (Manchester City), Alisson (Liverpool) e Bento (Al-Nassr). Só que o segundo nome da lista está machucado, enquanto o terceiro atua em uma liga de menor impacto e pouca visibilidade.
Na atual Data Fifa, sem poder contar com um dos seus preferidos, o treinador da seleção também convocou o veterano Weverton (Palmeiras), que já terá 38 anos no período de disputa do próximo Mundial.