Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Polêmicas e poucos gols: como Mbappé está destruindo fama de craque no Real

Os primeiros meses de Real Madrid estão colocando em xeque o rótulo de "maior talento da sua geração" que Kylian Mbappé ostenta desde que começou a despontar no cenário internacional do futebol, oito anos atrás.

Contratado pelo Real após uma longa novela que só terminou com o fim do seu contrato no PSG e a possibilidade de uma transferência sem pagamento de indenização, o atacante ainda não conseguiu convencer dentro de campo e tem sido frequentemente apontado como um dos principais responsáveis pela crise que tomou conta do Santiago Bernabéu nas últimas semanas.

Além de não entregar os gols com os quais os torcedores espanhóis sonharam por tanto tempo, o astro também tem se metido em polêmicas e confusões extracampo que só ajudam a queimar ainda mais sua imagem.

Poucos gols

Depois de marcar pelo menos 39 gols em cada uma das últimas quatro temporadas pelo PSG, Mbappé tem tido um início de passagem pelo Real bem mais modesto.

O atacante soma até o momento apenas oito bolas nas redes em 16 partidas disputadas. A média de 0,5 gol por jogo é a mais baixa da sua carreira desde 2017/18, sua temporada de estreia em Paris, quando marcou 21 vezes em 46 compromissos (0,46).

Apesar de ser o homem mais adiantado na formação idealizada pelo técnico Carlo Ancelotti, Mbappé nem é o artilheiro do Real em 2024/25. Ele tem quatro gols a menos que o brasileiro Vinícius Jr.

Na soma de gols e assistências, o protagonismo do ex-Flamengo sobre o francês fica ainda mais evidente. Enquanto Vini teve atuação direta em 19 dos marcados pelo Real na temporada, o francês tem só dez participações.

Extracampo

O comportamento fora das quatro linhas de Mbappé também está deixando a desejar.

Continua após a publicidade

No mês passado, após ser cortado da seleção francesa devido a um problema na coxa, o atacante aproveitou a folga recebida na Data Fifa para viajar à Suécia e participar de uma festa organizada pelo defensor Nordi Mukiele, seu ex-companheiro de PSG.

Além da possível irresponsabilidade de deixar o tratamento de lado para curtir a vida noturna, o atacante pode ter sido denunciado por estupro de uma jovem local —a polícia sueca nunca confirmou essa informação, embora a existência de uma investigação sobre o caso tenha sido publicada pela imprensa europeia.

Na sequência, Mbappé não foi convocado por Didier Deschamps para os compromissos da França na Data Fifa de novembro. E, quando questionado sobre a escolha, o treinador limitou-se a dizer: "achei melhor assim".

É crise

Com culpa ou não de Mbappé, o fato é que o Real está longe de viver os seus melhores dias.

O time ainda tenta se recuperar da sequência de duas derrotas doloridas em casa (4 a 0 para o Barcelona e 3 a 1 ante o Milan) para voltar à briga tanto no Campeonato Espanhol quanto na Liga dos Campeões da Europa.

Continua após a publicidade

A seis pontos do Barcelona na La Liga (embora tenha uma partida a mais para disputar), o vice-líder merengue volta a campo neste domingo, contra o Leganés, fora de casa. Já o próximo compromisso pela Champions é o Liverpool, quarta-feira, na Inglaterra.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes