Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como André, mesmo no banco, já virou o melhor passador da Premier League

Bastaram três meses e sete jogos na Europa para André já se transformar no melhor passador do campeonato nacional mais badalado do planeta.

O volante brasileiro, que já se destacava nesse fundamento nos tempos que defendia o Fluminense, é simplesmente o jogador que mais acerta passes na Premier League inglesa nesta temporada.

De acordo com o "WhoScored?", plataforma que levanta as estatísticas das principais competições de futebol do planeta, o camisa 7 do Wolverhampton tem um acerto de 95,1% dos passes no Campeonato Inglês.

Essa é exatamente a mesma marca do zagueiro suíço Manuel Akanji, do Manchester City. Considerando também as outras ligas do primeiro escalão da Europa (Espanha, Itália, França e Alemanha), só o zagueiro Federico Gatti, da Juventus, tem um aproveitamento melhor: 95,7%.

Passes mais difíceis

Os números de André chamam ainda mais atenção porque, ao contrário da maioria dos outros principais passadores da temporada europeia, ele é um jogador de meio-campo, não um zagueiro.

Ainda que recue para ajudar na saída de bola do Wolverhampton, o brasileiro costuma ser mais pressionado pela marcação e ter menos liberdade em campo do que defensores para executar os passes. Ou seja, seus toques acabam tendo um grau de dificuldade mais alto.

Não à toa, oito dos dez melhores aproveitamentos de passe da elite europeia em 2024/25 pertencem a zagueiros centrais. As únicas exceções no top 10 são justamente André e o escocês Tom Cairney, do Fulham, nono na lista (6,28).

Mas só passes não bastam

O curioso é que, apesar de ter rapidamente se transformado no melhor passe do futebol inglês, André ainda não conseguiu se firmar como titular do Wolverhampton.

Continua após a publicidade

Contratado do Fluminense no último dia da janela de transferências, o volante de 22 milhões de euros (R$ 134 milhões) até teve um início promissor no seu novo time.

O brasileiro estreou pelos Wolves um dia após sua chegada ser oficializada e já foi alçado à titularidade na partida seguinte.

Ele permaneceu como dono da posição durante um mês e meio, mas acabou sendo vítima do péssimo início de temporada do clube, derrotado em sete das oito primeiras rodadas da Premier League.

Coincidência ou não, depois que o técnico Gary O'Neil sacou André do time, os resultados negativos ficaram no passado. Já são três jogos consecutivos sem perder: empates com Brighton e Crystal Palace, além de vitória sobre o Southampton.

Mas, mesmo com esse princípio de reação, a situação dos Wolves no Inglês ainda é bem delicada.

A equipe de André ocupa a 19ª colocação da Premier League e só tem pontuação superior à do Southampton (seis, contra quatro). Na rodada deste fim de semana, visita o Fulham, uma das sensações da temporada, amanhã.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.