Crise absurda do City mostra que Rodri talvez seja mesmo o melhor do mundo
É bem possível que, cegos pela torcida para que Vinícius Júnior conquistasse a Bola de Ouro e recolocasse o futebol pentacampeão mundial na prateleira mais alta da modalidade, nós, os brasileiros, tenhamos cometido uma bela de uma injustiça com Rodri.
As últimas semanas deixaram claro que o volante espanhol, que foi premiado com o troféu concedido pela "France Football" em parceria com a Uefa", é sim um jogador digno de ser chamado de melhor do mundo.
E aqui, que fique bem claro, não estou falando que o camisa 16 do Manchester City jogou mais bola do que Vini em 2023/24 (na minha avaliação pessoal, não jogou), mas que o meio-campista talvez realmente seja o atleta mais importante e determinante do futebol mundial contemporâneo.
Máquina de bater virou máquina de apanhar
Se você acha que estou viajando, é bom dar uma olhada no que aconteceu com o City depois da grave lesão de joelho sofrida por Rodri, que o impedirá de voltar a campo até o fim da temporada.
Classificação e jogos
O time que venceu as últimas quatro edições da Premier League inglesa e que ganhava quase todos os jogos (só perdeu cinco vezes em toda a temporada passada) agora não para de perder.
Já são cinco derrotas consecutivas (duas para o Tottenham e uma contra Sporting, Bournemouth e Brighton), uma marca que o técnico Pep Guardiola nunca havia experimentado anteriormente em sua carreira de técnico.
Ah, importante falar. O City continua com Erling Haaland, Kevin de Bruyne, Phil Foden, Rúben Dias e todos os outros jogadores que o levaram ao topo. A única coisa que mudou foi mesmo o desfalque de Rodri.
Sem Rodri, ameaçado
Caso não se recupere logo da ausência do craque espanhol e retome o caminho das vitórias, o City corre sério risco de não ficar entre os oito primeiros colocados da fase de liga da Champions e, assim, precisar participar de uma repescagem antes das oitavas de final.
O tetracampeão inglês, que hoje recebe o Feyenoord, inicia a segunda metade da fase classificatória da Liga dos Campeões na décima posição, com sete pontos, dois a menos que o Aston Villa, oitavo.
Esta é a primeira temporada do novo formato do torneio europeu, que agora tem 36 times competindo pela classificação para os playoffs decisivos (em substituição à antiga fase de grupos).
Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.
O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.
Champions - 5ª rodada da fase de liga
Hoje, às 14h45 - Slovan Bratislava x Milan, em Bratislava (EVQ)
Hoje, às 14h45 - Sparta Praga x Atlético de Madri, em Praga (TCH)
Hoje, às 17h - Manchester City x Feyenoord, em Manchester (ING)
Hoje, às 17h - Barcelona x Brest, em Barcelona (ESP)
Hoje, às 17h - Bayern de Munique x PSG, em Munique (ALE)
Hoje, às 17h - Inter de Milão x RB Leipzig, em Milão (ITA)
Hoje, às 17h - Young Boys x Atalanta, em Berna (SUI)
Hoje, às 17h - Bayer Leverkusen x Red Bull Salzburg, em Leverkusen (ALE)
Hoje, às 17h - Sporting x Arsenal, em Lisboa (POR)
Amanhã, às 14h45 - Estrela Vermelha x Stuttgart, em Belgrado (SER)
Amanhã, às 14h45 - Sturm Graz x Girona, em Graz (AUT)
Amanhã, às 17h - Aston Villa x Juventus, em Birmingham (ING)
Amanhã, às 17h - Monaco x Benfica, em Montecarlo (MNC)
Amanhã, às 17h - PSV Eindhoven x Shakhtar Donetsk, em Eindhoven (HOL)
Amanhã, às 17h - Liverpool x Real Madrid, em Liverpool (ING)
Amanhã, às 17h - Celtic x Brugge, em Glasgow (ESC)
Amanhã, às 17h - Bologna x Lille, em Bolonha (ITA)
Amanhã, às 17h - Dínamo Zagreb x Borussia Dortmund, em Zagreb (CRO)
Deixe seu comentário