Qual clube brasileiro mais revelou jogadores para o 1º escalão da Europa?
Quando Vinícius Júnior faz uma jogada mágica com a camisa do Real Madrid, os treinadores que o acompanharam na base do Flamengo certamente abrem um sorriso. Cada desarme de Casemiro no Manchester United reflete um pouco dos treinos a que ele foi submetido enquanto garoto no São Paulo. E os "professores" das categorias de base do Corinthians ficam todos orgulhosos quando veem Marquinhos vestir a braçadeira de capitão do Paris Saint-Germain.
Todo jogador profissional de futebol, daqueles que atuam na terceira divisão de um campeonato estadual até os que ocupam o topo da cadeia global, é resultado de uma vida inteira de treinamentos e evolução físico-técnica. E esse trabalho passa, necessariamente, por tudo que ele experimentou durante a infância e a adolescência.
Sendo assim, o "Blog do Rafael Reis" mergulhou na lista de jogadores que disputam a temporada 2024/25 dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês) para descobrir quais os clubes brasileiros que mais espalharam suas crias pela elite do futebol do Velho Continente.
Para fins de classificação, consideramos como jogador revelado por um clube aquele que se profissionalizou por lá ou que se transferiu para esse time direto para o exterior, ainda que tenha completado sua formação nas categorias de base de alguma equipe estrangeira.
Fábrica de Cotia
Nesta temporada, não existe clube cuja base esteja mais representada no primeiro escalão europeu que a do São Paulo.
Nada menos que dez jogadores que hoje atuam naquilo que tratamos como elite do futebol mundial foram formados no badalado CT de Cotia.
Há crias tricolores em todas as cinco maiores ligas do Velho Continente. Antony, Casemiro, o goleiro Ederson e Morato atuam na Premier League inglesa. Éder Militão joga na La Liga espanhola, David Neres e Brenner estão na Serie A italiana, Tuta é destaque na Bundesliga alemã e Lucas Perri tem defendido horrores na Ligue 1 francesa.
O São Paulo também aparece no topo do ranking de clubes brasileiros que mais revelaram para a atual edição da Liga dos Campeões, com quatro atletas. Mas, na Champions, divide a primeira posição com o Desportivo Brasil.
Já quando falamos de campeonatos nacionais europeus, ninguém sequer se aproxima do clube paulista. Quem mais chega perto é o Flamengo, de Vini Jr., Lucas Paquetá e outros três jogadores.
O lugar mais baixo do pódio tem um empate quádruplo. Corinthians, Fluminense, Internacional e Palmeiras puseram cinco crias cada na elite europeia.
No total, 34 times brasileiros diferentes estão representados no topo da cadeia europeia em 2024/25. Todos os grandes clubes do país formaram ao menos um jogador que "chegou lá" no Velho Continente. Mas há também equipes bem modestas na lista, como Ivinhema (Ismaily), Lajeadense (Léo Scienza), Cajazeiras (Danilo) e Diadema (Luiz Júnior).
Clubes que mais relevaram para elite europeia
1 - SÃO PAULO: 10 jogadores (Antony, Beraldo, Brenner, Casemiro, David Neres, Éder Militão, Ederson, Lucas Perri, Morato e Tuta)
2 - FLAMENGO: 7 jogadores (João Gomes, Kauã Santos, Lucas Paquetá, Rodrigo Muniz, Matheus França, Natan e Vinícius Jr.)
3 - CORINTHIANS: 5 jogadores (Carlos Augusto, Gabriel Moscardo, Gabriel Strefezza, Marquinhos e Murillo)
FLUMINENSE: 5 jogadores (André, Douglas Augusto, Evanilson, João Pedro e Kenedy)
INTERNACIONAL: 5 jogadores (Alisson, Carlos Miguel, Juan Jesus, Maurides e Rogério)
PALMEIRAS: 5 jogadores (Endrick, Fellipe Jack, Gabriel Jesus, Lucas Rosa e Luís Guilherme)
7 - CORITIBA: 4 jogadores
GRÊMIO: 4 jogadores
9 - AMÉRICA-MG: 3 jogadores
ATHLETICO-PR: 3 jogadores
AVAÍ: 3 jogadores
CRUZEIRO: 3 jogadores
SANTOS: 3 jogadores
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.