Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como o City mergulhou na crise e virou 'pior time da Inglaterra' em 40 dias

Atual tetracampeão inglês e vencedor de seis das sete últimas edições da Premier League, o Manchester City é no momento o pior time do campeonato nacional mais badalado do planeta.

Afinal, nenhuma outra equipe participante da primeira divisão da Inglaterra vive hoje uma sequência de resultados tão negativa quanto a comandada por Pep Guardiola e estrelada por nomes do calibre de Erling Haaland, Kevin de Bruyne e Phil Foden.

Considerando todas as competições das quais participam, os Citizens já estão há sete jogos sem vencer, pior série de toda a carreira do seu treinador.

Foram seis derrotas (duas para o Tottenham e uma contra Bournemouth, Sporting, Brighton e Liverpool), além de um decepcionante empate com o Feyenoord, jogo em que chegou a abrir 3 a 0 antes de ceder o 3 a 3.

Pior até que o lanterna

Nem mesmo o Southampton, lanterna da Premier League nesta temporada, vive um momento tão ruim quanto o do City. No mesmo período em que os atuais tetracampeões nacionais não venceram, os "Saints" ganharam duas partidas e ainda descolaram um empate.

Os outros integrantes da zona de rebaixamento do Inglês também superam com relativa folga o desempenho recente dos comandados de Guardiola. O Wolverhampton não perdeu quatro vezes nos últimos sete jogos (duas vitórias e os dois empates), enquanto o Ispwich conquistou um triunfo e dois empates no mesmo número de partidas.

Quem mais se aproxima da onda negativa do City é o Leicester, que acabou de retornar da segunda divisão inglesa. Mesmo assim, ele ainda ganhou uma vez (e teve um empate) durante a incômoda fase de seca do time de Manchester.

Pode sobrar para um brasileiro

A avalanche que tomou conta do Etihad Stadium nos últimos 40 dias (a última vitória data de 26 de outubro, contra o Southampton) pode representar o fim de linha do goleiro Ederson no clube.

Continua após a publicidade

O titular da seleção brasileira já foi barrado por Guardiola no clássico contra o Liverpool, no último fim de semana, e é um dos nomes mais cotados para serem negociados na próxima janela de transferências ou, no mais tardar, em julho.

De acordo com o "The Athletic", braço esportivo do jornal "The New York Times", a reformulação do City para tentar voltar aos eixos pode incluir também o capitão Kyle Walker, De Bruyne e o camisa 10 Jack Grealish.

Chegou o dia?

O City terá hoje mais uma oportunidade para encerrar a maior crise da sua história recente.

A partida contra o Nottingham Forest, em casa, é um confronto direto pela quinta colocação da Premier League, posição que ainda pertence aos atuais campeões, mas que é almejada pelo adversário, sexto.

E também uma chance para o time de Guardiola não perder ainda mais contato com o Liverpool, líder da competição. A diferença acumulada nas 13 primeiras rodadas da temporada já é de 11 pontos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.