Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Barcelona, Atleti? Início no Corinthians já é o melhor da carreira de Depay

A temporada de estreia de Memphis Depay com a camisa do Corinthians tem sido melhor que o primeiro ano das suas passagens por Atlético de Madri, Barcelona, Lyon, Manchester United e PSV Eindhoven.

Profissional desde 2011, o astro holandês nunca teve um impacto positivo tão imediato sobre um time quanto o que tem experimentado no futebol brasileiro.

Depay estreou pelo Corinthians no dia 21 de setembro, quando a equipe ainda estava na zona de rebaixamento da Série A. Pouco mais de 70 dias e 13 partidas depois, a luta contra o descenso se transformou em vaga na próxima Libertadores.

E o camisa 94 foi parte essencial nessa recuperação. Mesmo tendo chegado há pouco tempo no Parque São Jorge, ele já soma seis gols e quatro assistências em seu novo clube.

Melhor início

A média de 0,77 participação direta em gol por partida desde que chegou ao Corinthians supera a produtividade das temporadas iniciais de Depay em todos os outros cinco clubes que ele já defendeu.

Até então, a melhor largada do atacante em uma equipe havia sido registrada no Lyon. Em 2016/17, o holandês desembarcou no futebol francês produzindo 0,72 gol por jogo. Foram cinco bolas nas redes e oito passes para companheiros marcarem em 18 exibições.

Curiosamente, assim como aconteceu aqui no Brasil, a temporada de estreia de Memphis na terra de Zinédine Zidane e Kylian Mbappé teve apenas um semestre. O jogador desembarcou por lá na janela de janeiro de 2017, após uma desastrosa passagem pelo Manchester United, que chegou a colocar em dúvida seu verdadeiro potencial como jogador.

Investimento alto

Depay é o jogador mais bem pago do futebol brasileiro e possui o quarto maior salário das Américas.

Continua após a publicidade

O contrato com o Corinthians, válido até junho de 2026, garante ao holandês um faturamento mínimo de R$ 3 milhões mensais. Ele ainda pode receber até R$ 1 milhão extra a cada 30 dias dependendo de objetivos batidos e ações de marketing.

Em todo o continente americano, somente três jogadores em atividade na MLS (Major League Soccer) dos Estados Unidos ganham mais que o atacante: Lionel Messi (Inter Miami), Sergio Busquets (Inter Miami) e Lorenzo Insigne (Toronto FC).

A 1ª temporada de Depay em cada clube

Corinthians (2024): 0,77 gol criado por partida (13 J, 6 G e 4 A)
Atlético de Madri (2022/23): 0,55 gol criado por partida (9 J, 4 G e 1 A)
Barcelona (2021/22): 0,39 gol criado por partida (38 J, 13 G e 2 A)
Lyon (2016/17): 0,72 gol criado por partida (18 J, 5 G e 8 A)
Manchester United (2015/16): 0,27 gol criado por partida (45 J, 7 G e 5 A)
PSV Eindhoven (2011/12): 0,64 gol criado por partida (11 J, 5G e 2 A)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.