Quem é o ex-Chelsea que deve ceder vaga para Neymar continuar no Al-Hilal?
A queda de rendimento do zagueiro Kalidou Koulibaly deve fazer com que Neymar seja inscrito na segunda metade do Campeonato Saudita e assim permaneça no Al-Hilal até o fim do seu contrato, em junho do próximo ano.
De acordo com o jornal espanhol "Marca", o time do técnico Jorge Jesus já decidiu que irá liberar o defensor na janela de transferências de janeiro. Com isso, a partir do próximo mês, o camisa 10 brasileiro ocupará a vaga de estrangeiro que estava sendo ocupada pelo senegalês.
Até pouco tempo atrás, a alta cúpula de futebol do Al-Hilal estava relutante na ideia de abrir mão de algum gringo que vinha sendo utilizado a fim de permitir a inscrição de Neymar para o restante do Saudita -cada clube só pode inscrever oito jogadores de idade livre naturais de outros países na competição nacional.
Por isso, vinha sendo ventilada (e com bastante força, aliás) a ideia de que o brasileiro teria seu fim de contrato antecipado para poder se transferir para uma nova equipe já no começo de 2025.
Quem é Koulibaly?
O mais forte candidato a ir embora do Al-Hilal na próxima janela tem 33 anos, nasceu na França e chegou a defender as seleções de base do país europeu antes de aceitar o convite de jogar pela nação dos seus antepassados, em 2015.
Revelado pelo Metz, Koulibaly fez muito sucesso com a camisa do Napoli, clube que defendeu durante oito temporadas (2014 e 2022) e que o levou ao estrelato.
Após deixar o futebol italiano com status de um dos melhores zagueiros do mundo, ele naufragou com o Chelsea e acabou resgatado pelo Al-Hilal, onde joga desde o começo da temporada 2023/24.
Koulibaly é atualmente o capitão da seleção de Senegal, camisa que já vestiu em 85 oportunidades. O defensor esteve nas Copas do Mundo de 2018 e 2022 e foi campeão da Copa Africana de Nações em 2021.
Outro brasileiro escapou
A provável saída de Koulibaly para que Neymar seja inscrito significa também a vitória de um outro brasileiro do elenco saudita.
Lá no começo da temporada, a ideia de Jesus para poder utilizar o seu camisa 10 era liberar o lateral esquerdo Renan Lodi. O Al-Hilal até chegou a contratar um novo jogador (local) da posição para suprir essa perda.
Mas o atraso na recuperação de Neymar fez com que o ex-defensor do Athletico-PR e da seleção fosse inscrito no primeiro turno da Saudi League. E ele tem jogado tão bem (já soma dois gols e seis assistências na temporada) que ficou impossível mandá-lo embora.
Mais difícil
Depois de ser campeão invicto e com 14 pontos de vantagem para o segundo colocado na temporada passada, o Al-Hilal tem tido um caminho mais complicado na atual edição da liga saudita.
O time de Neymar, que ainda não estreou na competição, já sofreu uma derrota nas 12 primeiras rodadas e está atrás do Al-Ittihad, equipe que tem o centroavante francês Karim Benzema como principal jogador. A diferença entre líder e vice-líder é de dois pontos.
Mas os atuais campeões têm uma vantagem neste fim de semana. Enquanto enfrentam um adversário mais fraco, o Al-Raed, em casa, verão o adversário direto pela ponta encarar um clássico contra o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.