O que é a Copa Intercontinental, que o Botafogo começa a jogar na quarta?
O Botafogo terá pouco tempo para comemorar o fim do jejum de quase 30 anos sem ganhar o Campeonato Brasileiro.
Depois de conquistar ontem seu primeiro título da Série A desde 1995, a equipe carioca já retornará a campo na quarta-feira... e a mais de 11 mil quilômetros de distância do estádio Nilton Santos, onde levantou a taça.
O time de Thiago Almada, Igor Jesus e Luiz Henrique enfrenta depois de amanhã o Pachuca, do México, no Qatar, pelas quartas de final da edição de estreia da nova versão da Copa Intercontinental.
Que torneio é esse?
A primeira competição que o Botafogo disputará depois de se sagrar campeão brasileiro é aquele velho Mundial de Clubes da Fifa disputado todo fim de ano com os vencedores de cada continente, mas com outro nome e formato.
Classificação e jogos
A partir desta temporada, a competição passa a contar com apenas seis clubes (foi extinta a vaga de país-sede) e tem uma espécie de "rebaixamento" do vencedor da Copa Libertadores da América.
Em vez de ingressar diretamente nas semifinais, como era no antigo Mundial, o representante da Conmebol agora terá de participar de dois mata-matas para chegar à decisão. O primeiro sempre será contra um time das Américas Central e do Norte. E o segundo, ante o vencedor de um playoff envolvendo África, Ásia e Oceania.
Mas, onde entra o campeão da Europa? Essa é a outra novidade do torneio. O time do Velho Continente que participar da Copa Intercontinental só precisará joga uma partida, justamente a final -no formato anterior, entrava nas semis, junto com a equipe sul-americana.
Por que mudou de nome?
As mudanças de nome e de formato da competição anual estão ligadas ao surgimento do Super Mundial de Clubes da Fifa, que reunirá 32 equipes a cada quatro anos e será disputada pela primeira vez em 2025.
O Botafogo, aliás, também conquistou o direito de participar desse torneio graças ao recém-conquistado título da Libertadores. No sorteio realizado na última quinta-feira, ficou decidido que ele enfrentará Paris Saint-Germain, Atlético de Madri e Seattle Sounders na fase de grupos.
Por conta dessa espécie de Copa do Mundo de clubes, o antigo Mundial teve regulamento alterado e foi rebatizado como Copa Intercontinental.
Curiosamente, esse é o mesmo nome daquela velha competição que colocava frente a frente os campeões da Libertadores e da Europa por mais de 40 anos (entre 1960 e 2004), normalmente em dezembro e no Japão. Aqui no Brasil, esse torneio era também conhecido como Mundial Interclubes.
O caminho do Botafogo
Caso derrote o Pachuca e avance para a próxima fase da Copa Intercontinental, o Botafogo terá pela frente no próximo sábado o Al-Ahly, do Egito, que mais uma vez foi campeão africano.
A decisão, contra o Real Madrid, está marcada para o dia 18 de dezembro (quarta-feira) e será disputada no estádio Nacional de Lusail, que recebeu a final da última Copa do Mundo, em 2022.
Essa será a primeira participação do Botafogo em um torneio com status de Mundial chancelado pela entidade máxima do futebol. Corinthians (duas vezes), São Paulo, Internacional são os times brasileiros que já ganharam competições semelhantes organizadas pela Fifa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.