Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Champions: Por que Adidas e Nike dividem espaço na camisa de vice-lanterna?

Quem olha para a camisa do Slovan Bratislava, um dos três times que não pontuaram nas cinco primeiras rodadas e penúltimo colocado da Liga dos Campeões da Europa, corre sério risco de ficar com aquela sensação de "não estou entendendo nada".

Afinal, o mesmo uniforme traz estampadas as duas maiores empresas de material esportivo do planeta: Adidas e Nike.

O logo da primeira aparece do lado direito da parte de cima da camisa e também no calção, lugares tradicionalmente ocupados pelo fabricante do fardamento. Já o nome da marca norte-americana surge na parte mais nobre do material, no peito da camiseta, espaço destinado ao patrocinador máster.

Mas será que o adversário do Atlético de Madri, hoje, na Espanha, pela antepenúltima rodada da fase de liga, é realmente patrocinado ao mesmo tempo por duas empresas tão concorrentes assim? Então, a história não é bem essa.

'Nike genérica'

De fato, quem fornece todo o material esportivo do Slovan Bratislava é mesmo a Adidas. A companhia alemã e o clube têm uma parceria de longa data, iniciada em 1992 e que foi interrompida por seis temporadas no começo do século (entre 2004 e 2010).

Já a Nike que aparece na camisa do time derrotado por Celtic, Manchester City, Girona, Dínamo Zagreb e Milan não é a Nike conhecida globalmente, mas sim a Niké, mais antiga e principal empresa de apostas esportivas da Eslováquia.

Esta é a terceira temporada consecutiva da bet como patrocinadora máster da equipe mais poderosa do seu país. E, desde sempre, ela dividiu espaço com a Adidas, o que frequentemente gera confusão entre torcedores estrangeiros.

A Niké é tão poderosa dentro da Eslováquia que também possui os naming rights da primeira divisão local, torneio que foi vencido justamente pelo Slovan Bratislava nas últimas seis temporadas.

Continua após a publicidade

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Champions League - 6ª rodada da fase de liga

Ontem - Dínamo Zagreb 0 x 0 Celtic, em Zagreb (CRO)
Ontem - Girona 0 x 1 Liverpool, em Girona (ESP)
Ontem - Brest 1 x 0 PSV Eindhoven, em Guingamp (FRA)
Ontem - Shakhtar Donetsk 1 x 5 Bayern de Munique, em Gelsenkirchen (ALE)
Ontem - Brugge 2 x 1 Sporting, em Bruges (BEL)
Ontem - Red Bull Salzburg 0 x 3 PSG, em Salzburgo (AUT)
Ontem - RB Leipzig 2 x 3 Aston Villa, em Leipzig (ALE)
Ontem - Bayer Leverkusen 1 x 0 Inter de Milão, em Leverkusen (ALE)
Ontem - Atalanta 2 x 3 Real Madrid, em Bérgamo (ITA)
Hoje, às 14h45 - Atlético de Madri x Slovan Bratislava, em Madri (ESP)
Hoje, às 14h45 - Lille x Sturm Graz, em Villeneuve-d'Ascq (FRA)
Hoje, às 17h - Benfica x Bologna, em Lisboa (POR)
Hoje, às 17h - Milan x Estrela Vermelha, em Milão (ITA)
Hoje, às 17h - Borussia Dortmund x Barcelona, em Dortmund (ALE)
Hoje, às 17h - Feyenoord x Sparta Praga, em Roterdã (HOL)
Hoje, às 17h - Juventus x Manchester City, em Turim (ITA)
Hoje, às 17h - Stuttgart x Young Boys, em Stuttgart (ALE)
Hoje, às 17h - Arsenal x Monaco, em Londres (ING)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.