Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

De Bruyne no Bahia: como surgiu o rumor mais maluco deste Mercado da Bola

Seis vezes campeão da Premier League inglesa e um dos nomes mais importantes da história do Manchester City, Kevin de Bruyne pode ser o grande reforço do Bahia para a disputa da próxima Copa Libertadores da América.

Pelo menos, essa é a história que tem corrido com força de boca em boca pelas ruas de Salvador e que também está bombando nos grupos de Whatsapp e Telegram de torcedores tricolores.

Mas como será que surgiu esse rumor, que desde já pode ser considerado o mais maluco do Mercado da Bola para 2025? E mais importante ainda: as chances de o meio-campista belga se transferir para o Nordeste são realmente reais?

De onde veio essa história?

Aos 33 anos (os últimos dez dedicados à equipe inglesa), De Bruyne cumpre atualmente a última temporada do seu acordo com o City.

A partir da virada do ano, o belga já estará livre para assinar um pré-contrato com outra equipe para 2025/26. E, em julho, poderá ir embora de Manchester para defender o clube que bem quiser.

Os rumores mais fortes sobre o próximo passo da sua carreira indicam uma saída do futebol europeu para jogar na Arábia Saudita ou na MLS (Major League Soccer). Existe até mesmo a possibilidade de o astro virar companheiro de Lionel Messi e Luis Suárez no Inter Miami.

Mas, de acordo com o jornal inglês "Telegraph", o Grupo City pretende apresentar a De Bruyne uma proposta um tanto quanto diferente para não perder aquele que é um dos jogadores mais emblemáticos do seu projeto futebolístico.

Segundo o diário, a ideia do conglomerado é apresentar a oferta de um novo contrato para o veterano e deixar que ele decida em qual time integrante da "família City" quer jogar a partir do segundo semestre do próximo ano.

Continua após a publicidade

Essa proposta daria a De Bruyne a oportunidade de defender o Bahia, cuja SAF é administrada pelo fundo dos Emirados Árabes desde o ano passado. Mas, além do time brasileiro e do próprio Manchester, outros dez clubes também poderiam receber o belga: Montevideo City (URU), New York City (EUA), Girona (ESP), Troyes (FRA), Lommel (BEL), Palermo (ITA), Yokohama Marinos (JAP), Mumbai City (IND), Shenzhen Peng (CHN) e Melbourne City (AUS).

Pode acontecer?

Pelo menos a princípio, o torcedor do Bahia não deve se empolgar muito com essa história de ver De Bruyne reforçando o elenco comandado por Rogério Ceni.

De acordo com pessoas ligadas ao clube ouvidas pela reportagem, a contratação do meia belga não é nem mesmo uma possibilidade que está sendo discutida internamente. Ou seja, é apenas um rumor que cresceu no boca a boca e nas redes sociais.

Oitavo colocado no recém-encerrado Campeonato Brasileiro, o Bahia disputará no próximo ano sua primeira Libertadores desde 1989. Na ocasião, o time foi primeiro colocado do seu grupo e passou pelo Universitario (PER) nas oitavas de final antes de ser eliminado pelo Inter, no mata-mata seguinte.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.