Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ponta que decide sozinho: o que o Palmeiras pode esperar de Facundo Torres?

Reforço engatilhado do Palmeiras para 2025, o atacante uruguaio Facundo Torres é um ponta que prefere resolver sozinho a servir os companheiros.

O camisa 10 do Orlando City produz uma quantidade muito maior de gols do que de assistências. Na recém-encerrada temporada da MLS (Major League Soccer), foram 16 bolas balançando as redes adversárias e só quatro passes para outros jogadores comemorarem.

Na avaliação do "Sofascore", plataforma de inteligência artificial que transforma estatísticas do que acontece em campo em notas que medem o desempenho dos atletas, o meia-atacante foi o grande nome do time da Flórida no ano. Ele ficou com média 7,34, a mais alta do time e a 36ª da liga como um todo.

Jogadinha característica

Embora também possa atuar na ponta esquerda, como segundo atacante ou mesmo fazendo a função de falso 9, Torres gosta mesmo é de jogar aberto pelo lado direito do ataque. Afinal, é assim que ele consegue executar sua jogada mais característica.

Canhoto, o uruguaio se notabiliza por enfileirar adversários, cortar para o meio e arriscar a finalização de média distância, normalmente de perto da entrada da área. É a mesma jogadinha que consagrou Lionel Messi, mas sem o mesmo nível de eficiência, é claro.

Uma outra diferença em relação ao "manual" do craque argentino é que o candidato a novo atacante do Palmeiras nem sempre completa esse movimento buscando o ângulo oposto ao do goleiro. Por vezes, ele arremata no próprio canto onde o arqueiro está posicionado, mais ou menos como Kylian Mbappé como costuma fazer.

Quanto vai custar?

De acordo com veículos da imprensa norte-americana, o Palmeiras já chegou a um acordo com o Orlando City para comprar os direitos econômicos de Torres por um valor superior a 10 milhões de euros (R$ 61,9 milhões).

Continua após a publicidade

Caso esses valores se confirmem, o uruguaio se transformará no terceiro reforço mais caro da história do clube, atrás apenas do centroavante colombiano Miguel Borja (hoje no River Plate) e do meia Maurício.

Com Torres, o Palmeiras deve ganhar também mais um selecionável. O atacante esteve na última Copa do Mundo e continua sendo convocado pelo Uruguai, ainda que quase sempre fique como opção de banco.

Como será a janela do Palmeiras?

De acordo com o técnico Abel Ferreira, o Palmeiras fará uma pequena reformulação de elenco para a próxima temporada e deve ter entre quatro e cinco caras novas.

A prioridade número um do vice-campeão brasileiro é a chegada de um camisa 9 de peso, que possa acabar com as incertezas do setor provocadas pela saída de Endrick e que não foram sanadas por Flaco López e Rony.

O time paulista também deseja reforçar o miolo de zaga (o argentino Santiago Ramos Mingo, do Defensa y Justicia, deve ser anunciado nas próximas semanas), o meio-campo e as pontas (posição para onde chegaria Facundo Torres).

Continua após a publicidade

O número de contratações alviverdes pode crescer para além do prometido por Abel dependendo de quem for embora do Allianz Parque na virada do ano.

Dudu teve sua saída oficializada pelo clube na tarde de quinta (12), enquanto Rony, Zé Rafael e Naves são os favoritos para serem negociados. O zagueiro Vitor Reis, uma das revelações de 2024, interessa a clubes europeus (especialmente o Real Madrid) e também tem chances de ser vendido, embora seja mais provável que sua transferência fique para o meio do próximo ano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.