Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Melhor do mundo de Vini não é menor; 'torcedor comum' prefere ele a Rodri

Engana-se quem pensa que o prêmio de melhor jogador do mundo dado a Vinícius Jr. nesta terça-feira pela Fifa é menos relevante do que a Bola de Ouro conquistada dois meses atrás por Rodri.

Embora a eleição organizada pela "France Football" e vencida de forma polêmica pelo volante espanhol do Manchester City seja tecnicamente mais interessante e realmente possua mais credibilidade no cenário internacional, é o "The Best" quem melhor mostra o que povo quer.

Sinceramente, o que é mais importante para um jogador de futebol do topo da pirâmide: ser o queridinho de meia dúzia de jornalistas que passam seus dias assistindo ao maior número possível de partidas ou cair no gosto da massa?

É fato que boa parte dos jogadores, técnicos, profissionais da imprensa e fãs que escolheu Vini como melhor jogador do planeta na última temporada não deve ter visto tantos jogos assim em 2023/24 e optou pelo brasileiro quase que exclusivamente pelo que rolou na reta final da Liga dos Campeões -ignorando suas atuações não tão boas assim contra os Getafes da vida.

Só que o torcedor comum é exatamente como esses eleitores: ele acompanha mesmo as partidas dos seus times de coração e uma ou outro evento mais importante, como final da Champions, Eurocopa e Copa do Mundo.

E é justamente o torcedor comum que forma o grosso dos fãs de futebol mundo à fora. Por isso, conquistá-lo é a melhor forma de ser eternizado.

Esse é o motivo pelo qual tanta gente ignora tudo que aconteceu depois da Copa do Mundo do Qatar-2022 e ainda responde quase que automaticamente "Lionel Messi" quando é perguntado sobre quem é o melhor jogador do planeta.

Sim, a vitória do argentino na eleição da Fifa do ano passado foi um atentado à credibilidade do prêmio, que até precisou se reinventar para superar essa falha metodológica. Mas ela também mostrou que nenhum jogador da nova geração estava apto a competir em popularidade com o eterno camisa 10 do Barcelona (sim, eu sei que ele saiu de lá faz tempo).

Entende agora a relevância da vitória de Vini Jr.? Ele, e não Rodri, é o cara que o mundo do futebol escolheu para começar a substituir Messi no imaginário popular de quem é o grande nome dos gramados do planeta.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.