Zebra solta: 7 times que se transformaram nas surpresas da temporada
A primeira parte da temporada 2024/25 do futebol europeu está chegando ao fim. Nos próximos dias, quase todos os campeonatos nacionais do Velho Continente entrarão em recesso de fim de ano e interromperão suas atividades por algum tempo.
Por isso, o momento é ideal para um balanço daquilo que rolou no primeiro escalão da modalidade mais popular do planeta ao longo desses últimos cinco meses. E o que não tem faltado nos gramados do Velho Continente são resultados surpreendentes.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete clubes que merecem ser apontados como zebras da temporada até o momento, já que obtiveram resultados bem mais expressivos do que seus torcedores imaginavam quando a bola começou a rolar em agosto.
LIVERPOOL (ING)
Classificação e jogos
Com o fim da passagem de nove anos de Jürgen Klopp por Anfield, era esperado que o Liverpool passasse por uma temporada de transição, sem grandes resultados. Mas, definitivamente, não é isso que está acontecendo. Agora sob comando do técnico holandês Arne Slot, os Reds retomaram a forma da última virada de década e só sofreram uma derrota nas primeiras 23 partidas de 2024/25. Com isso, lideram o Campeonato Inglês e são o único time com 100% de aproveitamento na fase de liga da nova Champions.
ATALANTA (ITA)
Depois de o Bayer Leverkusen conquistar o título alemão na temporada passada, agora é a Atalanta quem pode ter sua primeira vez em um campeonato nacional de primeiro escalão do Velho Continente. O time de Bérgamo já levantou o troféu da Liga Europa (justamente contra o Leverkusen), sete meses atrás, e agora ocupa a liderança do Italiano. Impulsionada pela grande fase dos atacantes Ademola Lookman e Mateo Retegui, a Atalanta virou aquele tipo de equipe que praticamente não tropeça. Das últimas 15 vezes que foi a campo, ganhou 13.
NOTTINGHAM FOREST (ING)
Apesar de ter dois títulos de Liga dos Campeões no currículo (1979 e 1980), o Nottingham Forest é sim um intruso na parte de cima da classificação da Premier League. Afinal, o agora quarto colocado do Inglês passou a maior parte deste início de século se revezando entre a segunda e a terceira divisão. Além disso, na temporada passada, foi o pior time que escapou do rebaixamento (ficou a seis pontos do descenso). Em compensação, em 2024/25, o Forest já derrotou Liverpool, Manchester United e Aston Villa. Também tem uma defesa (liderada pelo brasileiro Murillo, ex-Corinthians) de fazer inveja a vários dos gigantes ingleses.
BREST (FRA)
A 11ª colocação na Ligue 1 é bem mais condizente com as expectativas do Brest do que o sétimo lugar e a perspectiva de classificação direta para as oitavas de final na Champions. Em sua primeira participação no principal torneio interclubes do planeta, a modesta equipe só perdeu para o Barcelona, arrancou um empate contra a sensação Bayer Leverkusen e faz campanha superior às das outras representantes da França (Lille, Monaco e Paris Saint-Germain). O mais maluco de tudo é que o Brest nem tem direito de jogar em casa na Champions. Como seu estádio não tem condições de abrir uma competição desse porte, o time manda seus compromissos europeus em Guingamp, uma cidade a mais de 100 km de distância.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberFIORENTINA (ITA)
A Atalanta não é o único time pouco acostumado a brigar por títulos que está na disputa pelo scudetto nesta temporada. Campeã italiana pela última vez em 1969, a Fiorentina tem só seis pontos a menos que a líder da Serie A... e com um jogo a mais para disputar e reduzir essa diferença. O elenco comandado pelo ex-atacante Raffaele Palladino tem vários jogadores conhecidos do grande público por conta de passagens anteriores por clubes mais poderosos, como o goleiro espanhol David de Gea (ex-Manchester United), o centroavante Moise Kean (ex-Juventus) e o meia francês Yacine Adli (ex-Milan).
SANTA CLARA (POR)
O atual campeão da segunda divisão portuguesa está conseguindo uma proeza e tanto no seu retorno à elite: roubar do Braga o posto de quarta força do país. É isso mesmo, o Santa Clara só está atrás de Sporting, Benfica e Porto na classificação do campeonato nacional da terra de Cristiano Ronaldo. E o clube açoriano tem superado seus objetivos com um time que é até mais brasileiro do que português. Dos 25 jogadores do seu elenco profissional, nada menos que 14 nasceram no "país do futebol". Fazem parte desse grupo os atacantes Vinícius Lopes (ex-Botafogo) e Gabriel Silva (ex-Palmeiras).
BRUGGE (BEL)
O atual campeão belga está à frente de nada menos que Real Madrid, Manchester City e Paris Saint-Germain na classificação da Liga dos Campeões. O Brugge é também o time mais bem qualificado no torneio tirando os representantes dos sete países mais tradicionais/poderosos do futebol europeu (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda). Porém, embora esteja na zona de classificação para a repescagem da Champions, ainda precisará descolar pelo menos um grande resultado contra Juventus ou City para avançar aos mata-matas decisivos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.