Decepção: 7 times importantes que estão passando vergonha nesta temporada
A primeira parte da temporada 2024/25 do futebol europeu está chegando ao fim. Nos próximos dias, quase todos os campeonatos nacionais do Velho Continente entrarão em recesso de fim de ano e interromperão suas atividades por algum tempo.
Por isso, o momento é ideal para um balanço daquilo que rolou no primeiro escalão da modalidade mais popular do planeta ao longo desses últimos cinco meses. E o que não tem faltado nos gramados do Velho Continente são resultados surpreendentes.
Depois de mostrar as grandes zebras da metade inicial da temporada, o "Blog do Rafael Reis" apresenta agora sete times que estão deixando a desejar. Eles são as grandes decepções do futebol em 2024/25.
MANCHESTER CITY (ING)
Classificação e jogos
É até difícil acreditar que o vencedor das últimas quatro edições do Campeonato Inglês e candidato anual ao título da Liga dos Campeões da Europa só venceu uma das 11 partidas que disputou. A sequência atual, que inclui ainda oito derrotas (duas delas por goleada) e dois empates, é simplesmente a pior de toda a carreira do badalado técnico Pep Guardiola. Vivendo uma crise de proporções históricas e sem saber muito bem como sair dela, o Manchester City já está nove pontos atrás do líder da Premier League (Liverpool) e corre risco de nem se classificar para os mata-matas decisivos da Champions.
PARIS SAINT-GERMAIN (FRA)
Com a saída de Kylian Mbappé, era esperado que o PSG perdesse um pouco de força. O que não se imagina era que a queda seria tão violenta. Apesar de ainda ter uma das folhas salariais mais caras do futebol mundial, o campeão francês vive uma situação das mais incômodas na Champions, que continua sendo sua prioridade número um. Os parisienses ocupam só a 25ª colocação no torneio continental e, se não ganharem pelo menos um posto nas duas rodadas finais, amargarão uma decepcionante eliminação já na fase de liga. Dos quatro representantes da França na competição, é justamente o Paris o único que não está na zona de classificação.
REAL MADRID (ESP)
A temporada do novo time de Mbappé tem sido tão decepcionante quanto a do antigo. Campeão espanhol e europeu na temporada passada, o Real não tinha como imaginar algo diferente da repetição desses títulos depois de incorporar o astro francês. Só que em 2024/25, a equipe merengue já levou um vergonhoso 4 a 0 do arquirrival Barcelona dentro do Santiago Bernabéu e também foi derrotada por Athletic Bilbao, Milan, Liverpool e Lille. Sua situação na La Liga não é tão ruim assim (tem só um ponto a menos que os líderes Barça e Atlético de Madri), mas o cenário na Champions é bem mais delicado. O Real provavelmente não se classificará diretamente para as oitavas de final e ainda corre risco de nem pegar uma vaga na repescagem.
RED BULL SALZBURG (AUT)
Dono de uma das 12 vagas da Europa na edição de estreia do Super Mundial de Clubes, o time da Red Bull só não perdeu um dos seis jogos que fez na Champions e praticamente não tem mais chances de classificação. Mas, sinceramente, não é nem por isso que sua temporada é desastrosa. Há algo muito pior acontecendo em Salzburgo. A equipe que venceu 13 dos últimos 15 Campeonatos Austríacos desta vez estacionou no meio da tabela. Quinto colocado (de 12 participantes), o Red Bull já tem dez pontos de desvantagem para o Sturm Graz, líder da competição.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberMILAN (ITA)
Ninguém imaginava que o Milan nadaria de braçadas nesta temporada e conquistaria tranquilamente um novo título italiano. Mas, pelo tamanho do investimento que é feito por lá e por contar com talentos individuais do quilate de Rafael Leão e Theo Hernández, era esperado que ele pelo menos ficasse no bloco de cima. Só que a atual temporada do Calcio tem cinco times separados por seis pontos na briga pelo título, e nenhum deles é o Milan. Em meio a atritos entre o técnico Paulo Fonseca e os principais nomes do seu elenco, os rossoneri aparecem só na oitava posição da Série A.
BORUSSIA DORTMUND (ALE)
O vice-campeonato na Champions passada cada vez mais parece ter sido um fato isolado. Embora façam novamente uma campanha digna no torneio europeu (ocupam a nona posição e podem tranquilamente obter a classificação direto para as oitavas), os aurinegros fazem uma campanha paupérrima na Bundesliga alemã. Ainda que seja mesmo difícil acompanhar o ritmo de pontuação do Bayern de Munique, o Borussia Dortmund pelo menos poderia brigar pela segunda ou terceira posição. No entanto, também está atrás de Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt, RB Leipzig, Freiburg, Stuttgart e até do modesto Mainz.
VALENCIA (ESP)
Último campeão espanhol fora do grupo das três maiores potências do país (Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri), o Valencia já vem amargando há anos campanhas ruins e aquela forte sensação de decadência. E esse declínio atingiu um novo patamar nesta temporada. A equipe que venceu duas edições da La Liga na primeira década dos anos 2000 tem mais jogos do que pontos e ocupa a lanterninha da competição. Ou seja, se não houver uma mudança radical já nas próximas semanas, será candidatíssima ao rebaixamento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.